Citroën Basalt já está em produção; veja detalhes do SUV rival Pulse e Kardian

Citroën Basalt já está em produção. Conheça alguns detalhes do SUV que promete ser o mais acessível do mercado.

A produção do Citroën Basalt está oficialmente iniciada na fábrica de Porto Real (RJ). O anúncio foi feito pela Stellantis simbolizando a última fase no atual ciclo de investimentos e os novos R$ 3 bilhões a serem injetados de 2025 a 2030 na unidade. 

Citroën Basalt já está em produção em Porto Real - RJ Foto: Divulgação
Citroën Basalt já está em produção em Porto Real – RJ  Foto: Divulgação

 

Citroën Basalt já está em produção

O novo cupê é o terceiro modelo da família C-Cubed produzido no país, completando a linha de produtos da marca no Brasil, que já conta com o C3 e o C3 Aircross. 

O Basalt chega com a alcunha de SUV zero km mais acessível do mercado, rivalizando com o Fiat Pulse e Renault Kardian. No entanto, suas medidas são superiores a alguns modelos até maiores que esses dois B-SUV. 

O Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. 

É maior até que o VW T-Cross, com  4.199 mm de comprimento, 1.765 de largura e 1.568 mm de altura.

O design a gente também já conhece. O Basalt deve seguir a mesma identidade visual do restante dos modelos da família C-Cubed, mas com uma “pegada cupê”.

Segunda marca, as linhas a partir da coluna B rendem um visual mais esportivo e priorizam a aerodinâmica. A frente do veículo terá faróis de LED bipartidos, e dependendo da versão terá rodas de liga leve ou calotas.

Citroën Basalt - Foto: Divulgação
Citroën Basalt – Foto: Divulgação

Quanto aos equipamentos, a marca acertou dessa vez e vai trazer o painel digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 10,3 polegadas e ar-condicionado digital. 

Além deles, vem com assistente de partidas de rampa, controles de tração e estabilidade, entre outros. 

Motor

Recentemente, a Stellantis confirmou o motor T200 para o Basalt. O propulsor é um dos mais modernos em produção no país. É um motor 1.0 turbo de até 130 cv de potência associado ao câmbio CVT. Já equipa modelos como Fiat Fastback, Fiat Strada e Peugeot 208 Turbo. 

O outro motor possivelmente será o Firefly 1.0 de 75 cv que equipa o Fiat Argo, Peugeot 208, Citroën C3 hatch, por exemplo. 

Quando o Citroën Basalt chega ao mercado?

A Stellantis confirmou o lançamento do Citroën Basalt para o dia 2 de outubro de 2024. No entanto, o grupo não informou os preços ou versões. 

A expectativa é que os valores fiquem em torno dos R$ 100 mil para as versões de entrada e R$ 130 para topo de linha. 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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