Citroën apresenta conceito CXperience para o Salão de Paris
A cerca de um mês para o início do Salão de Paris, a Citroën revelou uma de suas atrações para o evento. O conceito CXperience é um hatchback de 4,85 m de comprimento com design agressivo e muita tecnologia embarcada em sua concepção.
Debaixo do capô, o veículo tem um motor híbrido a gasolina, com potência combinada de até 300 cv. Para ser mais ecológico, o CXperience pode rodar na cidade somente com o propulsor elétrico, que tem autonomia de até 60 km. Na estrada, por precisar de mais potência, os dois motores assumem o comando.
O teto baixo, com apenas 1,37 m de altura, reforça o cuidado que a fabricante teve com a aerodinâmica do conceito. Na dianteira, chama a atenção os chevrons, famoso logotipo da Citroën, que se encontram com os faróis diurnos (DRL) na extremidade da carroceria. Abaixo, composto por três conjuntos em LED de cada lado, estão os faróis direcionais.
Na traseira os LEDs também marcam presença nas lanternas em “V” e com um cromado em seu centro. O vidro côncavo e um pequeno aerofólio móvel, para auxiliar na aerodinâmica, também compõe a retaguarda do CXperience.
Para facilitar o acesso ao veículo, a Citroën retirou as colunas “b”, que ficam no centro da maioria dos carros, e fez as portas traseiras suicidas, abrindo ao contrário do sentido convencional. As grandes rodas de 22 polegadas também chamam a atenção na lateral do conceito, além da ausência dos retrovisores, que foram substituídos por câmeras.
Interior fluido
Na parte interna, a Citroën se inspirou em três fundamentos; arquitetura, decoração e mobiliário. Pintado em um tom cítrico de amarelo mesclado com detalhes em madeira, o painel do veículo se une às partes laterais das portas. Chama a atenção a tela de 19 polegadas no centro da peça, além do volante de raio único, que faz referência a modelos clássicos da marca como o DS original.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.