Citroën anuncia a chegada de novo carro “diferentão”; conheça o modelo

A Citroën prepara um novo carro para o mercado brasileiro e latino. Conheça o modelo e veja se você o aprova.

O novo carro tá mais para “diferentinho”, uma vez que o Citroën Ami mede menos de 2,5 metros de comprimento e só 1,36 metros de largura. O modelo foi apresentado por dois importantes executivos: Antonio Filosa, Presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.

Ami, o novo carro que não é carro da Citroën. Foto: Divulgação

Tem mais sobre a marca aqui: “Carro popular” da Citroën DECEPCIONA em teste de segurança: 0 estrela

Ami – O novo carro da Citroën 

A bordo de um Ami, os executivos percorreram o Polo Automotivo da Stellantis de Betim (MG) tanto por fora quanto internamente. Isso porque o modelo consegue entrar em ambientes onde um veículo padrão não tem acesso. 

De acordo com a marca, o Ami se destaca por ser um dos protagonistas da Citroën em termos de eletrificação acessível e pelo seu potencial, podendo ser uma opção para diferentes clientes e aplicações. 

Equipado com motor de 6 kW que proporciona uma autonomia de até 80 km, o Ami tem seu próprio cabo, que pode ser conectado em qualquer tomada de 110 ou 220V, e a recarga de 0 a 100% leva menos de quatro horas.

Carro que não é considerado um carro

A princípio, o Ami não é um carro, mas sim um quadriciclo elétrico com cara de mini carro. Com apenas 8 cv de potência, o modelo alcança incríveis 45 km/h. O carrinho leva apenas duas pessoas e não tem muito espaço para bagagem. 

E não espere muito conforto ou luxo. O Ami é todo revestido de plástico rígido e equipado somente com um porta-celular, porta-copos, porta-objetos. O painel é simples, com quadro de instrumentos digital que mostra velocidade, nível de carga e status do câmbio. 

Interior do Ami. Foto: Divulgação

Suas dimensões realmente não são as maiores (2,41 metros de comprimento e 1,36 metro de largura), mas se adequa a proposta da empresa.

A ideia é oferecer um carro pequeno, elétrico, destinado a ambientes controlados, como aeroportos, fábricas ou supermercados. Assim, é possível ter uma maior mobilidade de manejo associado a um baixo custo de abastecimento. 

O sub-compacto já é vendido na Europa. Na França, por exemplo, seu preço é de € 7.990 na versão passageiro e € 8.390 na versão cargo, e lá qualquer pessoa acima de 14 anos pode guiá-lo, sem precisar de carteira de motorista. 

Por aqui, ainda não sabemos as condições para circular na rua, uma vez que a homologação não será de carro. Possivelmente, o Ami deve passar por algumas mudanças antes de chegar oficialmente ao país. 

O Ami chega ao Brasil e em diversos mercados da América do Sul. No entanto, a marca ainda não informou quando será o lançamento oficial, bem como os preços.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile