Citroën anuncia a chegada de novo carro “diferentão”; conheça o modelo

A Citroën prepara um novo carro para o mercado brasileiro e latino. Conheça o modelo e veja se você o aprova.

O novo carro tá mais para “diferentinho”, uma vez que o Citroën Ami mede menos de 2,5 metros de comprimento e só 1,36 metros de largura. O modelo foi apresentado por dois importantes executivos: Antonio Filosa, Presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.

Citroën Ami

Ami, o novo carro que não é carro da Citroën. Foto: Divulgação

Tem mais sobre a marca aqui: “Carro popular” da Citroën DECEPCIONA em teste de segurança: 0 estrela

Ami – O novo carro da Citroën 

A bordo de um Ami, os executivos percorreram o Polo Automotivo da Stellantis de Betim (MG) tanto por fora quanto internamente. Isso porque o modelo consegue entrar em ambientes onde um veículo padrão não tem acesso. 

De acordo com a marca, o Ami se destaca por ser um dos protagonistas da Citroën em termos de eletrificação acessível e pelo seu potencial, podendo ser uma opção para diferentes clientes e aplicações. 

Equipado com motor de 6 kW que proporciona uma autonomia de até 80 km, o Ami tem seu próprio cabo, que pode ser conectado em qualquer tomada de 110 ou 220V, e a recarga de 0 a 100% leva menos de quatro horas.

Carro que não é considerado um carro

A princípio, o Ami não é um carro, mas sim um quadriciclo elétrico com cara de mini carro. Com apenas 8 cv de potência, o modelo alcança incríveis 45 km/h. O carrinho leva apenas duas pessoas e não tem muito espaço para bagagem. 

E não espere muito conforto ou luxo. O Ami é todo revestido de plástico rígido e equipado somente com um porta-celular, porta-copos, porta-objetos. O painel é simples, com quadro de instrumentos digital que mostra velocidade, nível de carga e status do câmbio. 

Citroën Ami

Interior do Ami. Foto: Divulgação

Suas dimensões realmente não são as maiores (2,41 metros de comprimento e 1,36 metro de largura), mas se adequa a proposta da empresa.

A ideia é oferecer um carro pequeno, elétrico, destinado a ambientes controlados, como aeroportos, fábricas ou supermercados. Assim, é possível ter uma maior mobilidade de manejo associado a um baixo custo de abastecimento. 

O sub-compacto já é vendido na Europa. Na França, por exemplo, seu preço é de € 7.990 na versão passageiro e € 8.390 na versão cargo, e lá qualquer pessoa acima de 14 anos pode guiá-lo, sem precisar de carteira de motorista. 

Por aqui, ainda não sabemos as condições para circular na rua, uma vez que a homologação não será de carro. Possivelmente, o Ami deve passar por algumas mudanças antes de chegar oficialmente ao país. 

O Ami chega ao Brasil e em diversos mercados da América do Sul. No entanto, a marca ainda não informou quando será o lançamento oficial, bem como os preços.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA