Citroën Ami poderá vir para o Brasil, dispensado CNH

Você já pensou em um carro que não precisa de CNH? Não? Então chegou a hora de você, amigo leitor do Garagem360, conhecer o pequeno Citronën Ami. Este simpático veículo que você vê nas fotos foi lançado pela montadora francesa e pode ser dirigido por com idade a partir de 14 anos. Esta é uma boa aposta na área da mobilidade urbana, visto que é pratico e eficiente.

O modelo foi apresentado durante o Salão de Genebra do ano passado. Fabricado em Marrocos, o carro (ou quadriciclo) já está a venda em alguns países da Europa e os preços são bastante convidativos. Na França, por exemplo, ele está custando a partir de 6.990 euros. Enquanto isso, em Portugal, o compacto está custando 7.750 euros.

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

Conheça o Citroën Ami, que poderá vir para o Brasil

Sem falar que você pode assinar planos de carros por assinatura e encontrá-los em serviços de car-sharing. Sem falar que é usado por auto-escolas e policias. No Velho Continente, o Citroën Ami não é considerado um carro. Ele entra na categoria dos quadriciclos. E é por isso que ele faz tanto sucesso entre os jovens. Ainda mais por não existir a necessidade de se tirar carteira de motorista.

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

No caso, você precisa tirar uma licença AM. Esta pode ser tirada por jovens que possuem idade a partir de 14 anos. Com ela, eles podem pilotar quadriciclos (leves) e motocicletas equipadas com motores que geram menos de 50 cm³. Vale ressaltar que existe uma possibilidade do Ami vir ao Brasil. Durante a apresentação do e-Jumpy, Vanessa Castanho, presidente da Citroën para a América Latina, fez um comentário sobre o modelo.

“Não tem como a gente não querer ter o Ami na América Latina e aqui no Brasil”, comentou Vanessa.

Detalhes do veículo

Citroën Ami
Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

O Citroën Ami é um carro bastante prático e simpático. Ele mede 2,50 m de comprimento, 1,50 m de largura e 1,50 m de altura. Vários pontos de seu visual externo chamam a atenção. Seu cojunto óptico, por exemplo, é dividido em duas partes diferentes e traz faróis redondos. Percebe-se que o logotipo da marca do duplo chevron está ao centro (entre os dois faróis superiores).

Esta parte pode vir equipada com uma placa de cor preta. Assim como os para-choques dianteiros e traseiro. O mais interessante deste carro é que tirando a lanterna, a traseira tem o mesmo desenho da parte dianteira.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Citroën Ami
Citroën My Ami Buggy Concept (Foto: Divulgação/Citroën)

A marca mostrou recentemente o Citroën My Ami Buggy Concept. Este conceito traz uma aparência mais aventureira ao modelo. Ele ganha molduras pretas nas saias de rodas, nas saias frontais, protetores nos faróis (e na lanternas traseiro), rack de teto em formato tubular e outros itens.

interior e motorização

Citroën Ami
Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

O interior do Citroën Ami é bastante simples. Para conservar a autonomia do veículo, alguns itens formdeixados de lado. Dentre eles, destaque para o ar-condicionado e sistema de som. Mas ele pode vir com um suporte para o seu smartphone e um suporte para malas. O fato dele não ter uma central multimídia não impede dele ser um carro com recursos de conectividade. Um destes sistemas é o Dat@Ami.

Este é bastante parecido com alguns sistemas já conhecidos. Ele permite que o proprietário do veículo confira algumas informações do veículo diretamente do celular. O Ami possui uma versão chamada Ami Cargo. Ela pode ser uma solução para entregas em cidades grandes. A zona de carga (substitui o banco do passageiro) deste carro tem capacidade para 260 litro e carga útil de 140 kg.

Citroën Ami Cargo (Foto: Divulgação/Citroën)

Este é um veículo para rodar na cidade. Ou seja, não espere um grande desempenho. Seu motor elétrico pode gerar uma potência máxima de 8,2 cv. Ela pode fazer com que o carro consiga atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. Já a bateria instalada neste carro tem capacidade de 5,5 kWh. Uma vantagem é que ela pode ser recarregada em uma tomada de 220V em 3 horas. Sua autonomia é de 70 km.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar