Citroën Ami no Brasil: conheça carro elétrico que custa cerca de R$100/mês

Este simpático veículo que você está vendo nas fotos é o Citroën Ami. O carro elétrico compacto da montadora francesa é uma aposta da empresa para a área da mobilidade urbana. E ele possui alguns atributos interessantes. Sua praticidade para circular em centros urbanos é um deles. O fato dele não precisar de uma CNH também. Ah, ele foi flagrado no Brasil.

Citroën Ami
O Citroën Ami se destaca pela praticidade (Foto: Divulgação/Citroën)

Tudo sobre o Citroën Ami

O compacto é um dos produtos eletrificados oferecidos pela marca na Europa. Este veículo foi lançado no ano de 2020. Ele é baseado no projeto Ami One Concept, mostrado no ano de 2019. O pequeno Citroën Ami possui algumas qualidades bastante interessantes.

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

Na Europa, as pessoas não precisam ter uma carteira de habilitação para dirigi-lo. Isso mesmo! A explicação é a seguinte: o veículo é considerado um quadriciclo. Ou seja, o condutor precisa ter apenas uma carteira específica para este tipo de veiculo. No Velho Continente, ela pode ser tirada por pessoas que tenham a partir de 14 anos.

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Uma outra vantagem deste veículo é o fato dele ser bastante acessível. Este modelo já está a venda em várias partes da Europa. Na França, por exemplo o Ami está custando a partir de 7.390 euros. Entretanto, o modelo pode ser adquirido em um plano de aluguel.

No caso, o interessado irá pagar uma primeira parcela de 3.100 euros (um pouco mais de R$ 15 .600) e parcelas mensais de 19,99 euros (cerca de R$ 100). Fabricado no Marrocos, o Citroën Ami mede 2,41 m de comprimento, 1,52 m de altura e 1,39 m de largura.

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

Sua carroceria é feita de plástico. Já o design do carro elétrico é bastante interessante. Na dianteira, ele traz faróis redondos. Já o duplo chevron fica mais próximo ao para-brisa. Nesta região, você pode ver que o carro conta com as setas direcionais.

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

A área e o para-choque podem vir com protetores na cor preta. Enquanto isso, a traseira é praticamente uma cópia da parte dianteira. Claro, os faróis dianteiros são trocados pelos faróis vermelhos. Mas a região das setas e a do para-choque são idênticas. Ele está equipado com rodas de 14 polegadas.

Interior do carro elétrico da Citroën

Citroën Ami
Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

O Citroën Ami mostra que é diferenciado até na hora do motorista e do passageiro entrar no carro. Elas abrem cada uma para uma direção diferente. O painel é bastante simples. Você não encontrará aqui alguns itens, como ar-condicionado e sistema de som. Mas você ele pode trazer espaços para colocar o smartphone. Além de alguns porta-obejtos.

Pensando em acessórios, o modelo pode vir com um gancho na porta, redes de porta, tapetes e entre outros. Agora, falando em conectividade, o proprietário poderá usar o aplicativo My Citroën, que é acessado por meio da caixa DAT@Mi.

Nele, é possível conferir algumas informações importantes do veículo (autonomia, tempo para chegar em 100% de carga e entre outros). Vale lembrar que a marca ainda oferece algumas opções de customização.

Ao todo, ele está sendo encontrado em nove configurações. Isso levando em conta que o My Ami Colour possui quatro kits de personalização.

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

Este quadríciclo tem espaço para duas pessoas. No entanto, na versão Cargo, o banco do motorista é substituído por prateleiras específicas para carga. A marca diz que esta versão possui capacidade para mais de 400 litros de carga e uma carga útil de 140 kg. Ou seja, além de ser um carro bom para andar na cidade, pode ser útil para empresas.

Conjunto mecânico

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

O pequeno Citroën Ami está equipado com um motor elétrico capaz de produzir uma potência máxima de 8,2 cv. Este carro pode atingir uma potência máxima de 45 km/h. Já a bateria de íons de lítio instalada neste carro tem capacidade de 5,5 kWh. Uma vantagem é que você pode recarregar o veículo usando uma tomada de 220V em 3 horas.

Sua autonomia é de 70 km. Ainda não há informações se este carro será vendido no Brasil. Ele chegou a ser citado por Vanessa Castanho, presidente da marca para a América Latina, durante o lançamento do e-Jumpy, mas não passou disso. Lembrando que a revista Quatro Rodas flagrou uma unidade em Pernambuco.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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