Cinto de segurança? Nessa estrada é proibido!
Uma das primeiras coisas a se ajustar no veículo antes de começar o trajeto é colocar o cinto de segurança, certo? Não nessa estrada.
Uma das primeiras coisas a se ajustar no veículo antes de começar o trajeto é colocar o cinto de segurança, certo? Errado. Pelo menos nessa estrada. Confira.
Estrada em que o cinto de segurança é proibido
Para começar a explicar essa história é preciso contextualizar o fato.
Se no Brasil não nos passa mais pela cabeça (pelo menos não deveria) dirigir para onde quer que seja sem usar o cinto de segurança, em uma estrada na Estônia, o contrário é recomendado.
Tudo se explica pelo fato da estrada Rohuküla-Heltermaa ser acima de uma superfície de gelo. A via liga as cidades de Saaremaa e Hiiumaa, as duas maiores ilhas do país.
A via, com cerca de 25 quilômetros de extensão, só pode ser utilizada (sem cinto) no inverno, quando as geleiras do local estão completamente sólidas.
É exatamente nesse enredo que o equipamento de segurança é proibido pelas autoridades locais já que pode ser um risco para os ocupantes se desvencilharem, caso o gelo se quebre e o carro afunde. Tenso, não?
Na verdade não. Apesar da cautela, experiências na via dão conta de que a estrada é muito segura, mesmo sob gelo.
Cuidados na estrada de gelo
Obviamente o caminho apresenta trechos mais escorregadios que as habituais pavimentações ao redor do mundo, mas nada que não seja possível se adaptar.
Além disso, outros cuidados precisam ser adotados, como: respeitar o limite de velocidade de até 25 km/h; trafegar somente durante o dia; manter distância de outros veículos e não utilizar carros com mais de 2,5 toneladas.
No verão a estrada Rohuküla-Heltermaa se transforma em transporte de balsas e barcos, por conta da dissolução das geleiras.
Lei no Brasil
De acordo com o artigo 65 da lei nº 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
”É obrigatório o uso de cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional”.
Desta forma, apenas em situações sinalizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), motoristas e passageiros estão liberados do uso do principal item de segurança automotivo.
Estudos de âmbitos internacionais constantemente revelam a importância do cinto de segurança para a preservação de vidas no trânsito.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.