Evite arrancadas e não apoie o pé no pedal: confira dicas para preservar a embreagem
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) divulgou lista com cinco dicas para preservar a embreagem do carro. Os conselhos estão concentradao em boletim técnico, emitido pela entidade em parceria com a seguradora Mapfre.
Ladeiras
Em situações de subidas, é comum o motorista segurar o carro com a embreagem. Por exemplo, ao ficar parado no farol, o condutor tende a não pisar no freio e controlar o carro parado por esse pedal. Essa prática pode levar ao desgaste excessivo das áreas de atrito da embreagem, platô e volante do motor.
Dessa forma, é recomendado aos motoristas o freio de pedal ou mesmo o de mão. Deixe para usar a embreagem no momento de saída da subida ou durante as trocas das marchas.
Apoio dos pés
Em trânsito livre, como na estrada, o costume de apoiar o pé no pedal da embreagem também é comum entre os condutores. O ato pode diminuir o tempo de vida útil do conjunto de embreagem. A recomendação é que, se você for dirigir por um tempo longo na mesma velocidade, deixe o pé descasando ao lado do pedal e não sobre ele.
Troca de marcha
A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem.
Preste atenção!
Se você perceber trepidações ao retirar o pé da embreagem, procure por uma oficina. Esse pode ser um sinal de desgaste, perda e material ou quebra das molas do conjunto.
Arrancadas
Evite usar a embreagem com rotações muito altas do motor, liberando-a de forma lenta. Essa prática gera um atrito muito grande no conjunto e ajuda bastante no desgaste prematuro do componente do veículo.
———————–
Confira álbum com os 10 carros “tudo em um” mais vendidos do mundo: