Dicas para pegar a estrada com segurança

 Descubra o que fazer antes de viajar para evitar problemas

Não basta arrumar as malas e checar a documentação do carro para fazer uma viagem tranquila. Para se livrar dos problemas que p automóvel pode enfrentar durante o percurso, também são necessários outros cuidados, como manter o estepe calibrado e verificar se os equipamentos de segurança obrigatórios (macaco, chave de roda e triângulo para sinalização) estão em ordem. Confira as dicas.

Tanque cheio
Mesmo que a viagem não exija tanto combustível, é melhor errar por excesso. Você pode se perder, pegar trânsito ou resolver fazer um caminho diferente do  habitual por conta de problemas na estrada, por isso, ter mais combustível para enfrentar essas situações é o ideal. Fora que se o carro parar por falta de gasolina ou etanol, e você for flagrado pela polícia rodoviária, poderá ser multado em R$ 85,12 e perder quatro pontos na carteira de habilitação.

Rodas e pneus
Se os pneus não estiverem com a calibração correta, o carro pode ficar desestabilizado, o que é um risco para a segurança de ocupantes e terceiros. Além disso, se a pressão não estiver certa, o componente fica mais propenso a rasgar pela falta de aderência na pista. As rodas, por sua vez, não podem ter amassados, para não prejudicar o alinhamento. E o estepe jamais deve ser esquecido. O ideal é mantê-lo sempre calibrado.

Sistema elétrico
“O check-up do sistema elétrico deve ser feito trimestralmente”, afirma o eletricista automotivo Rodrigo Lima, da oficina Tutti Car, de São Paulo. Ele recomenda ainda que o motorista fique atento ao tempo de partida do veículo. “Se demorar para ligar, pode haver algo de errado”. A luz em formato de bateria no painel também indica irregularidades no equipamento, então é bom ficar de olho e, ao notar qualquer problema, procure uma oficina.

Revisão dos fluídos
Óleo do motor, fluído de freio, níveis da água e do combustível do reservatório de partida a frio, filtros de ar, óleo e combustível… Tudo isso deve ser checado antes de pegar a estrada. O ideal é sempre respeitar os prazos informados no Manual do Proprietário. Porém, o painel exibe luzes que se acendem caso exista algo de errado, e aí a troca dos componentes pode ser adiantada caso o período indicado esteja próximo do dia da viagem.

Ferramentas obrigatórias
Se mesmo com todas essas precauções o carro ainda apresentar defeitos na estrada, é obrigatório estar equipado com macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a falta destes itens acarreta em multa de R$ 191,54 e perda de sete pontos na carteira nacional de habilitação. Vale salientar que o extintor e a buzina também devem estar em perfeitas condições de uso.

 

Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

wpDiscuz
Sair da versão mobile