Cinco dicas na hora de lavar o carro

Serviços 26 de janeiro de 2018 Rodrigo Loureiro 0

Aprenda a evitar manchas e riscos na pintura e mantenha o automóvel sempre com aspecto de novo

Lavar o carro pode parecer fácil, mas se não for feito de forma correta, poderá causar manchas e riscos na pintura e até problemas no motor. Cinco dicas básicas, entretanto, podem ajudá-lo a higienizar o automóvel corretamente.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

1. Sabão e sol não combinam

Se for pra ensaboar o veículo, prefira ambientes fechados ou com sombra. O problema é que o calor pode fazer com que o sabão seque no carroceria antes de ser enxaguado, causando manchas na pintura. O ideal é deixar o veículo sempre molhado e certificar-se de ter retirado todo o sabão antes de deixá-lo secar.

2. Vá por partes

Para evitar esquecer de ensaboar ou enxaguar algum pedaço do veículo, vale a dica de lavá-lo por partes. Comece ensaboando, esfregando e enxaguando a traseira, depois vá para as laterais e termine na frente. Não tenha pressa.

3. Sabão especial

Existem no mercado diversas marcas de produtos feitos especialmente para lavar o automóvel. É claro que o velho balde com água e sabão pode ser usado, mas opte pelos mais neutros ou compre itens específicos para a limpeza automobilística. Detergentes, desinfetantes e outros artigos de limpeza doméstica não são recomendados.

4. Faxina no interior

Esqueça a preguiça, pegue o aspirador (se for automotivo, melhor) e já para dentro do carro. Após uma boa aspirada, vale a pena passar uma flanela ou um pano limpo no interior. Tenha cuidado com o álcool, pois ele pode danificar alguns acessórios como visores de equipamentos de som e peças de plástico.  Não se esqueça de lavar os tapetes e só colocá-los de volta quando estiverem secos para evitar molhar o interior do veículo.

5. Limpeza do motor

Essa é a parte mais difícil na hora de fazer a lavagem completa de um veículo. Apesar de a simples passada de um pano limpo ajudar a retirar a poeira de debaixo do capô, para limpar o motor totalmente é preciso ter certo conhecimento de mecânica, a fim de evitar molhar – e com isso danificar – partes específicas do equipamento. O ideal, neste caso, é contar com a ajuda de um profissional.

Veja nosso álbum com os principais lançamentos de 2018.

 
 
<
>