Cinco curiosidades sobre a lendária Yamaha VMax

Motocicleta da marca japonesa completa 30 anos este mês

Este mês, a Yamaha celebra os 30 anos da moto VMax. Nós, do Garagem 360, entramos na onda das comemorações pela data e selecionamos 5 curiosidades sobre este icônico exemplar japonês.

1 – Lançada em 1985, a Yamaha VMax – inicialmente escrevia-se V-Max – nasceu na época em que os muscle cars americanos faziam sucesso. Pensando, então, em levar as características destes veículos para o mundo das duas rodas, a marca japonesa criou a moto mesclando o estilo dos “carros musculosos” com ciclística de rua e potência de esportiva. Entre o ano em que foi apresentada e 2009, quando a montadora iniciou as vendas da versão atual, a VMax sofreu poucas mudanças, mas uma de suas características mais marcantes foi sempre mantida: a entrada de ar lateral em formato de corneta e com largo bucal.

2 – Apesar de a Yamaha ser uma empresa japonesa, a VMax foi desenvolvida nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Santa Mônica, na Califórnia, pela empresa GK Design Group. A projeção de vendas, inicialmente, seria apenas para o território americano. Mais tarde, no entanto, ela foi levada para outros países e, na década de 1990, chegou ao Brasil – atualmente, é vendida por aqui por R$ 99.000.

3 – Comparando as duas gerações da motocicleta – a primeira de 1985 e a segunda, de 2009 -, a maior distinção fica por conta da potência do motor. A anterior trazia o V4 com 1.198 cilindradas e 143 cavalos, e a atual conta com propulsor V4 de 1.679 cilindradas, que desenvolve 200 cavalos a 9.000 rpm e toque máximo de 17,01 kgfm a 6.500 rpm.

4 – A versão atual da Yamaha VMax é baseada em um protótipo futurista apresentado pela montadora no Salão de Tóquio (Japão), em 2005. Analisando o que foi mostrado no evento e o que efetivamente chegou ao mercado, pouca coisa foi modificada, e o modelo ainda ganhou alguns elementos como tanque abaixo do assento e com bocal escondido.  Ainda na questão design, a moto possui quadro preto em alumínio, que forma um arco por cima do motor, e quatro enormes entradas de ar, também em alumínio.

5 – Em comemoração ao aniversário de 30 anos da VMax, a Yamaha apresentou, na Europa, uma versão especial. Batizada de Carbon (foto abaixo), é equipada com o mesmo motor do modelo tradicional: V4 de 1.679 cilindradas. Traz ainda peças em fibra de carbono e escapes com diâmetro reduzido que lembram os da primeira geração. Para saber mais sobre este modelo, clique na nossa galeria.

 

 

Escrito por

Cleber C. Oliveira

wpDiscuz
Sair da versão mobile