Cinco curiosidades sobre a lendária Yamaha VMax

Motocicleta da marca japonesa completa 30 anos este mês

Este mês, a Yamaha celebra os 30 anos da moto VMax. Nós, do Garagem 360, entramos na onda das comemorações pela data e selecionamos 5 curiosidades sobre este icônico exemplar japonês.

VMax 2

1 – Lançada em 1985, a Yamaha VMax – inicialmente escrevia-se V-Max – nasceu na época em que os muscle cars americanos faziam sucesso. Pensando, então, em levar as características destes veículos para o mundo das duas rodas, a marca japonesa criou a moto mesclando o estilo dos “carros musculosos” com ciclística de rua e potência de esportiva. Entre o ano em que foi apresentada e 2009, quando a montadora iniciou as vendas da versão atual, a VMax sofreu poucas mudanças, mas uma de suas características mais marcantes foi sempre mantida: a entrada de ar lateral em formato de corneta e com largo bucal.

-upload-produto-155-download-2014-yamaha_339266_2014_yam_vmax_eu_mbl2_det_002

2 – Apesar de a Yamaha ser uma empresa japonesa, a VMax foi desenvolvida nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Santa Mônica, na Califórnia, pela empresa GK Design Group. A projeção de vendas, inicialmente, seria apenas para o território americano. Mais tarde, no entanto, ela foi levada para outros países e, na década de 1990, chegou ao Brasil – atualmente, é vendida por aqui por R$ 99.000.

-upload-produto-155-download-2014-yamaha_263639_2013_yam_vmax_eu_mbl2_stu_001

3 – Comparando as duas gerações da motocicleta – a primeira de 1985 e a segunda, de 2009 -, a maior distinção fica por conta da potência do motor. A anterior trazia o V4 com 1.198 cilindradas e 143 cavalos, e a atual conta com propulsor V4 de 1.679 cilindradas, que desenvolve 200 cavalos a 9.000 rpm e toque máximo de 17,01 kgfm a 6.500 rpm.

motor Yamaha VMax

4 – A versão atual da Yamaha VMax é baseada em um protótipo futurista apresentado pela montadora no Salão de Tóquio (Japão), em 2005. Analisando o que foi mostrado no evento e o que efetivamente chegou ao mercado, pouca coisa foi modificada, e o modelo ainda ganhou alguns elementos como tanque abaixo do assento e com bocal escondido.  Ainda na questão design, a moto possui quadro preto em alumínio, que forma um arco por cima do motor, e quatro enormes entradas de ar, também em alumínio.

VMax-2

5 – Em comemoração ao aniversário de 30 anos da VMax, a Yamaha apresentou, na Europa, uma versão especial. Batizada de Carbon (foto abaixo), é equipada com o mesmo motor do modelo tradicional: V4 de 1.679 cilindradas. Traz ainda peças em fibra de carbono e escapes com diâmetro reduzido que lembram os da primeira geração. Para saber mais sobre este modelo, clique na nossa galeria.

2015_YAM_VMAXCARBON_EU_MNM3CB_STU_002

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Cleber C. Oliveira
Escrito por

Cleber C. Oliveira

ASSISTA AGORA