Cientistas trabalham na gasolina sem petróleo; entenda essa história

preço da gasolina
Ilustrativa

Muito se fala em métodos de baratear as baterias dos carros elétricos, no entanto outra alternativa que aparece no mercado com opção ao combustível tradicional é a gasolina sem petróleo, conhecida como gasolina sintética, veja os detalhes.

Gasolina sem petróleo pode ser alternativa ao aumento de preços e escassez da matéria-prima
Gasolina sem petróleo pode ser alternativa ao aumento de preços e escassez da matéria-prima (Foto: Audi)

Gasolina sem petróleo pode ser nova alternativa ao combustível tradicional

Há tempos cientistas do segmento pensam em alternativas ecologicamente corretas e mais baratas no comparativo com o tradicional combustível derivado do petróleo.

A situação ficou mais intensificada com a possibilidade de escassez do produto, tendo em vista que a Rússia é responsável por 40% da extração do petróleo de todo mundo, junto com outros países como EUA e Arábia Saudita.

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Tanto que, nos últimos meses o barril de petróleo registrou constantes disparadas de preço após o início da Guerra entre o país de Putin e a Ucrânia.

Dessa forma, alternativas de combustíveis mais rentáveis são pensadas a todo o momento. Eles precisam ser mais ecológicos que o combustível tradicional e mais baratos no comparativo com os propulsores elétricos, que ainda não ganharam força no segmento pelo alto valor necessário de investimento.

O Garagem360 já abordou soluções como o biocombustível derivado de componentes do uísque, por exemplo. No entanto, outra alternativa também ganha força, trata-se da gasolina sem petróleo, conhecida como gasolina sintética ou e-fuel.

Gasolina sintética é feita com hidrogênio e dióxido de carbono

O combustível é desenvolvido através de gases como o hidrogênio e o dióxido de carbono, ambos disponíveis na atmosfera.

Uma das empresas frente ao estudo do novo combustível é a Porsche, que através de parceria com a Siemens Energy, desenvolve a primeira planta comercial integrada do mundo focada em produzir o combustível, no Chile.

De acordo com as projeções da Siemens, na fase piloto, cerca de 130 mil litros de e-fuels serão produzidos até o início de 2022. Em duas fases adicionais, a capacidade será aumentada para cerca de 55 milhões de litros de combustíveis ecológicos por ano até 2024, e cerca de 550 milhões de litros de e-fuels até 2026.

Os outros parceiros no projeto são a empresa de energia AME e a empresa petrolífera ENAP do Chile, além da empresa italiana de energia Enel.

Gasolina sem petróleo pode ser alternativa ao aumento de preços e escassez da matéria-prima
Fábrica da Porsche e da Siemens Energy no Chile (Foto: Divulgação)

Com fortes expectativas e resultados promissores, a Siemens recebeu uma doação de cerca de 8 milhões de euros do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha, para apoiar o projeto.

Porsche pensa em utilizar o combustível em corridas

A Porsche está planejando, na primeira fase, usar os combustíveis ecológicos do Chile em projetos pilotos. Isso inclui o uso do e-fuel em veículos para os esportes motorizados da Porsche, nos Porsche Experience Centers e, possivelmente, também em carros esportivos de produção em série.

“A eletromobilidade é uma das principais prioridades da Porsche. E-fuels para carros são um complemento valioso para isso – especialmente se forem produzidos em partes do mundo onde um excedente de energia sustentável está disponível.

Esse tipo de combustível é um elemento adicional na jornada para a descarbonização.” Informa Oliver Blume, CEO da Porsche.

A montadora de carros esportivos vai começar com um investimento inicial de cerca de 20 milhões de euros no projeto.

Gasolina sem petróleo pode ser alternativa ao aumento de preços e escassez da matéria-prima
Montadora pode usar o combustível em corridas (Foto: Divulgação)

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Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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