Chuvas no RS podem ter provocado “perda total” em cerca de 200 mil veículos

Entenda os impactos das chuvas no RS para o setor automotivo

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul afetaram (e muito) o setor automotivo. Para se ter uma ideia, calcula-se uma “perda total” de praticamente 200 mil veículos. A seguir, o Garagem360 revela mais detalhes desse e de outros impactos para o segmento. 

 Foto: Reprodução RBS TV

Quais foram os prejuízos da chuva no RS para o setor automotivo? 

Cemitério de carros alagados no RS (Foto: Reprodução G1)

A região, que conta com 2,8 milhões de veículos, pode ter perdido entre 150.000 e 200.000 veículos. A estimativa é da Bright Consulting.

“A frota de veículos do Rio Grande do Sul é de 2,8 milhões de unidades e a projeção da Bright é de que cerca de 150 mil a 200 mil veículos tiveram perda total por causa das chuvas. Boa parte desses veículos precisará ser substituída nos próximos meses”, explicou Cássio Pagliarini, consultor da Bright, ao portal Auto Data.

Nesse contexto, estão incluídos veículos particulares e públicos. Além disso, quase dois mil veículos pertencem aos pátios das concessionárias.

Foto: Eder Sari

 

Leia também:

Como estão a venda de carros no RS?

Desde o dia 7 de maio, o Estado não registrou emplacamento. Há várias concessionárias fechadas, o que impede a venda. Já aquelas que sobreviveram, têm dificuldade para emitir documentos para emplacar os veículos vendidos. 

Qual é a realidade das fábricas no RS?

Um dos principais pontos que merecem atenção é o setor de caminhões. Segundo a consultoria, a fabricação de peças e componentes também foi impactada pelas chuvas que atingiram o Estado. 

Na prática, a expectativa é que a indústria atrase ou entregue entre 4 mil e 5 mil caminhões.

E, embora a fábrica da GM em Gravataí, não tenha sido atingida pelas fortes chuvas, a sua logística também já enfrenta problemas no Estado. 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas no Rio Grande do Sul e no restante do país. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Seguro auto cobre os danos causados pelas chuvas no RS? Especialista responde

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile