China ultrapassa 1 Milhão de exportações de veículos de nova energia no primeiro semestre de 2025
China ultrapassa 1 Milhão de exportações de veículos de nova energia no primeiro semestre de 2025. Veja os números da indústria.
Pela primeira vez na história, a China registrou a exportação de mais de 1 milhão de Veículos de Nova Energia (NEVs) no primeiro semestre de 2025. O número total atingiu 1.056.000 unidades, um salto significativo de 74,3% em comparação com as 606.000 unidades exportadas no mesmo período de 2024.
China ultrapassa 1 Milhão de exportações de veículos de nova energia
Os dados, fornecidos pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM) e monitorados pela China EV DataTracker, incluem veículos comerciais, e mostram que as vendas internacionais representaram 15% do total de NEVs vendidos na China. As gigantes do setor, Tesla e BYD, foram as principais impulsionadoras desse crescimento.
Embora as exportações de NEVs continuem a expandir-se a um ritmo acelerado, uma análise mais detalhada revela uma tendência interessante: as exportações de Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEVs) estão crescendo mais rapidamente do que as de Veículos Elétricos a Bateria (BEVs). Segundo Lei Xing, essa dinâmica é impulsionada principalmente por fatores regulatórios em mercados como a Europa, que ainda favorecem ou permitem mais flexibilidade para os veículos híbridos.
Produção e Exportação de Baterias Acompanham o Ritmo dos NEVs
O setor de baterias na China também demonstra um vigor notável. No primeiro semestre de 2025, a produção total de baterias atingiu 697,3 GWh, um aumento de 62,2% em relação ao ano anterior. Deste total, a produção de baterias de LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) se destacou com um crescimento de 82,9%, alcançando 552,4 GWh. Já as baterias NMC (Níquel-Manganês-Cobalto) tiveram um aumento de 13,5%, totalizando 144 GWh.
No que tange às exportações de baterias, a China enviou 81,2 GWh para mercados externos no primeiro semestre de 2025, representando um crescimento de 36,5%. Curiosamente, as baterias NMC foram as principais responsáveis por impulsionar essas vendas internacionais, respondendo por 59,1% do total exportado, enquanto as baterias LFP contribuíram com 40,9%.
É importante notar que a China exporta baterias tanto para sistemas de armazenamento de energia quanto para veículos elétricos. As exportações para sistemas de armazenamento de energia tiveram um crescimento espetacular de 232,8%, chegando a 45,6 GWh.
Já as baterias destinadas a veículos elétricos aumentaram 35,5%, totalizando 81,6 GWh. Atualmente, a participação do armazenamento de energia nas exportações de baterias é de 35,8%, enquanto a das baterias para NEVs é de 64,1%.
Esses números consolidam a posição da China como um player dominante no mercado global de veículos de nova energia e baterias, refletindo tanto sua capacidade de produção quanto sua estratégia de exportação.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.