Chile adere ao NCAP na rotulagem de segurança veicular de seus carros

Novo decreto aprovado no Chile faz com que os veículos vendidos por lá tenham uma etiqueta de segurança com as estrelas do NCAP.

Através do Decreto 026, o Chile incorporou a classificação de estrelas do NCAP, o Programa de Avaliação de Veículos, na rotulagem de segurança. Confira os detalhes.

Novo decreto aprovado no Chile faz com que os veículos vendidos por lá tenham uma etiqueta de segurança com as estrelas do NCAP (Foto: Divulgação)

NCAP agora faz parte da rotulagem de segurança dos carros vendidos no Chile

A tradicional classificação de segurança do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, agora faz parte da rotulagem de segurança dos veículos do Chile. A ação é derivada do Decreto 026 do Ministério de Transportes e Telecomunicações do Chile.

O Decreto estabelece que, todos os modelos de veículos novos à venda devem exibir a classificação obtida no Programa NCAP, desde que algumas das unidades utilizadas para a avaliação tenham sido adquiridas no Chile.

Também, o Decreto afirma que deve ser indicada a presença ou ausência de uma lista de características de segurança que tenha sido atualizada, incluindo elementos ADAS.

A rotulagem de segurança  também contém um código QR que é direcionado ao Website da Comissão Nacional de Segurança de Trânsito (CONASET), que inclui informações completas de testes de segurança NCAP.

Caso o modelo não tenha sido avaliado pelo NCAP, com unidades adquiridas no Chile, a etiqueta exibirá a legenda “não disponível”.

Porém, é válido lembrar que a classificação em estrelas obtidas nos testes avaliativos do NCAP, e exibida na etiqueta de segurança, não limita a comercialização dos veículos.

A atualização do regulamento chileno também inclui a obrigatoriedade de elementos relevantes para a segurança veicular para o futuro próximo.

Resultado dos testes avaliativos não impactará na autorização de vendas (Foto: Divulgação)

A entidade de segurança também estimula outros governos a seguirem o exemplo do Chile e acompanharem a mesmas diretrizes para informar independentemente os consumidores sobre os níveis de segurança oferecidos pelos veículos.

Entidade acredita que decisão fará com que os veículos sejam mais seguros no país

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, afirmou que “este é um grande passo para o Chile em direção a veículos mais seguros na região, seguindo as recomendações da ONU nesta nova Década de Ação para 2030.”

Ele também afirmou que o Latin NCAP tem demonstrado repetidamente que quando os modelos são avaliados e resultados inesperados são encontrados, os fabricantes reagem principalmente para melhorar a segurança de seus modelos voluntariamente.

“Consumidores independentes e imparcialmente informados provocam mudanças positivas no mercado no curto e médio prazo. O Latin NCAP apoia e se compromete plenamente com este passo do Chile e de outros países que desejem seguir o exemplo.” Concluiu Furas.

Entidade acredita que decisãao tornará os veículos mais seguros (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile