Chevrolet Tracker volta a ser líder dos SUVs em julho
O Chevrolet Tracker foi o modelo que liderou o ranking dos SUVs mais vendidos. Destaque para o desempenho do Nissan Kicks e do Jeep Compass.
Os SUVs fazem bastante sucesso em todas as partes do mundo. Aqui no Brasil, a história não é diferente. De acordo com dados da Fenabrave, mais de 50 mil SUVs foram vendidos em julho. O Chevrolet Tracker voltou ao posto de modelo mais vendido. Destaque ainda para o desempenho do Nissan Kicks e do Jeep Compass. Veja mais!
O Chevrolet Tracker teve 5.998 unidades vendidas em julho
Este relatório de vendas foi divulgado nesta semana. No mês passado, foram vendidos 135.522 automóveis de passeio. Contando apenas os SUVs, o mercado registrou 53.438 emplacamentos no período. Lembrando que desde o começo do ano, foram comercializados 371.147 utilitários esportivos.
Dentre os modelos, o líder do mercado no último mês foi o Chevrolet Tracker. O SUV compacto da montadora norte-americana teve 5.998 unidades vendidas. Um número maior que o registrado no mês anterior, quando fechou com 5.312 unidades comercializadas. No ranking de automóveis de passeio, o veículo ficou na sexta posição.
Hoje, o carro custa a partir de R$ 116.790. Já o segundo SUV mais vendido do Brasil foi o Fiat Pulse. O modelo da montadora italiana fechou o último mês com 5.300 unidades vendidas. Do mesmo modo que o Tracker, o modelo, que foi lançado no ano passado e custa a partir de R$ 96.290, segue entre os SUVs mais vendidos do ano.
Um carro que apresentou uma boa evolução nas vendas é o Nissan Kicks. No mês de junho, o modelo teve 4.315 unidades comercializadas. Agora, durante o mês de julho, foram emplacadas 5.221 unidades.
Isso significa que o foram vendidas quase 1 mil unidades a mais. Hoje, o Hyundai Creta é o segundo SUV compacto mais vendido no ano. O modelo da empresa sul-coreana teve 5.125 unidades vendidas em julho. Com isso, o número de unidades vendidas no ano subiu para 34.378 unidades.
O Creta está atrás apenas do VW T-Cross. No entanto, o modelo da montadora alemã fechou o mês passado apenas como o oitavo SUV mais vendido. Foram vendidas 3.535 unidades. Desde o mês de janeiro, foram comercializadas 36.404 unidades.
Jeep Compass lidera entre os SUVs médios
O SUV médio mais vendido do Brasil neste último mês foi o Jeep Compass. O modelo produzido no estado do Pernambuco teve 4.402 unidades vendidas. Hoje, o modelo é um dos SUVs que está entre os carros mais emplacados no País em 2022. Ao todo, o modelo teve 35.429 unidades vendidas. O Compass custa a partir de R$ 171.990.
Hoje, o grande concorrente do modelo é o Toyota Corolla Cross. Este carro aparece como o sétimo utilitário esportivo mais vendido, visto que teve 3.614 unidades emplacadas. Outro modelo importante é o VW Taos, que fechou o mês passado com 1.119 unidades vendidas.
Tanto o modelo japonês quanto o alemão foram lançados no ano passado. Pensando em SUVs de sete lugares, o Jeep Commander teve 1.483 unidades vendidas. Enquanto isso, o BMW X1, que teve 406 unidades vendidas, se destaca entre os modelos de marcas premium.
Veja abaixo o ranking dos SUVs mais vendidos no último mês de julho (segundo a Fenabrave)
- 1º – Chevrolet Tracker = 5.998 unidades
- 2º – Fiat Pulse = 5.300 unidades
- 3º – Nissan Kicks = 5.221 unidades
- 4º – Hyundai Creta = 5.125 unidades
- 5º – Jeep Compass = 4.402 unidades
- 6º – Jeep Renegade = 4.264 unidades
- 7º – Toyota Corolla Cross = 3.614 unidades
- 8º – VW T-Cross = 3.535 unidades
- 9º – VW Nivus = 2.995 unidades
- 10º – Renault Duster = 2.039 unidades
- 11º – Jeep Commander = 1.483 unidades
- 12º – Toyota Hilux SW4 = 1.271 unidades
- 13º – VW Taos = 1.119 unidades
- 14º – Citroën C4 Cactus = 798 unidades
- 15º – Caoa Chery Tiggo 5X = 741 unidades
- 16º- Caoa Chery Tiggo 8 = 665 unidades
- 17º – Caoa Chery Tiggo 7 = 556 unidades
- 18º – BMW X1 = 406 unidades
- 19º – Mitsubishi Eclipse Cross = 315 unidades
- 20º – Peugeot 2008 = 227 unidades
Com informações de Fenabrave
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.