Testamos: Chevrolet Tracker Premier 1.0 2022 compensa o preço menor?

Chegou a vez do Chevrolet Tracker Premier 1.0 2022 passar pela nossa garagem. Por mais que este carro seja branco e bem parecido com o último Tracker avaliado por nós, seu coração é completamente diferente do outro carro. Afinal, trata-se do modelo equipado com o propulsor 1.0 turbo de 116 cv de potência.

Os detalhes da versão 1.0 turbo Premier |Foto: Leo Alves/Garagem360

Chevrolet Tracker Premier 1.0 2022

E esse diferença no conjunto mecânico é considerável, já que o propulsor 1.2 tem 133 cv de potência. Porém, para a minha surpresa, ao entrar pela primeira vez no Tracker 1.0, cheguei a pensar que estava no modelo mais potente. Como eles são praticamente idênticos no visual, precisei recorrer ao documento para ter a certeza que estava na versão com menor cavalaria.

Isso porque achei bom o desempenho do propulsor no carro. Após alguns quilômetros ao volante, principalmente depois de enfrentar algumas subidas, a menor potência ficou em evidência. Mas não achei tão gritante quanto imaginava. Isso mostra o quanto esse motor 1.0 da Chevrolet é bem construído. Afinal, dá e sobra para o novo Onix em suas duas carrocerias e ainda consegue levar bem o Tracker, que é mais pesado.

É bem verdade que o propulsor teve os problemas dos incêndios em algumas unidades do Onix Plus, mas o caso foi rapidamente solucionado pela marca da gravata dourada.

Ao volante

Como mencionei, a menor cavalaria do motor de 1 litro não causou tanta estranheza. Mesmo menos potente, o Tracker 1.0 continua tendo as mesmas boas qualidades ao volante do modelo mais completo. Seu acerto de suspensão é confortável, mas não deixa a carroceria inclinar muito nas curvas. Está dentro do padrão. O câmbio, que é um automático de seis marchas, forma uma boa dupla com o propulsor, e a direção é precisa e leve, embora seja bastante anestesiada por não transmitir muitas sensações da estrada para o motorista.

Os detalhes da versão 1.0 turbo Premier |Foto: Leo Alves/Garagem360

Porém, o foco desse carro é ser espaçoso e confortável para famílias. E ele faz isso, de certa forma, já que oferece um bom espaço interno e tem porta-malas de 393 litros, que não é o maior da categoria, mas atende bem.

Vale a economia?

Segundo o site da marca, o Chevrolet Tracker Premier 1.0 2022 custa quase R$ 10 mil a menos que o modelo 1.2. Porém, apenas o mais potente pode ter o teto solar panorâmico. No entanto, os demais equipamentos são basicamente os mesmos. Isso inclui os seis airbags, faróis de LED, as mesmas rodas de 17 polegadas, o sistema de frenagem de emergência e a central multimídia MyLink de 8 polegadas com Wi-Fi e espelhamento sem fio dos smartphones, que é uma das novidades da linha 2022.

Dessa forma, se o teto solar e os 20 cv a mais de potência não são tão relevantes assim, o modelo de 1 litro pode ser uma boa opção. A lista de equipamentos é tão recheada quanto o mais potente, sem contar que o espaço interno e porta-malas é o mesmo.

Mas vale a mesma ressalva do Onix RS que fiz na avaliação dele. O Tracker, em todas as versões, tem enfrentado problemas com a produção. Por isso, caso esteja interessado no modelo, saiba que a fabricação só deve ser normalizada em meados de agosto.

Chevrolet Tracker Premier 1.0 2022
Ficha técnica Chevrolet Tracker Premier 1.0 2022
Motor 1,0l turbo 12V com injeção convencional de combustível
Potência/Torque 116 cv (E/G) a 5.500 rpm - 16,8 kgfm (E)/ 16,3 kgfm (G) a 2 mil rpm
Transmissão Automática de seis marchas
Suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Consumo Urbano: 8,2 km/l (E) e 11,9 km/l (G) - Rodoviário: 9,6 km/l (E) e 13,7 km/l (G)
Roda e Pneus 215/55 R17
Freios Disco ventilado (dianteiro) e tambor (traseiro) com ABS e EBD
Peso 1.248 kg
Dimensão 4,27 m (c) x 1,79 m (l) x 1,62 m (a); entre-eixos de 2,57 m
Capacidade Porta-malas com 393 litros / tanque de combustível de 44 litros
Preço R$ 122.850
Avaliação Chevrolet Tracker Premier 1.0 2022
Conjunto mecânico
Espaço interno
Tecnologia
Conectividade
Acabamento
Impressões ao volante
Vale a pena comprar?
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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