Chevrolet Tracker é o mais econômico do Brasil; saiba o motivo

O Chevrolet Tracker foi considerado o SUV mais econômico do Brasil. A lista também conta com o JAC T40 e o Nissan Kicks, confira!

O segmento de SUV’s está em ascensão no mercado nacional. Dito isso, agregar economia ao produto é importante para que o modelo tenha bons números de vendas. Dessa forma, veja os carros mais econômicos da categoria. O líder é o Chevrolet Tracker 1.0 Turbo manual, confira!

Chevrolet Tracker mais econômico do Brasil. (Foto: Chevrolet)

Chevrolet Tracker, o SUV mais econômico do mercado

O Chevrolet Tracker foi considerado o SUV mais econômico do mercado nacional, a informação é do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o PBEV. A lista publicada esse mês exibe o consumo de quase mil veículos comercializados no mercado atualmente.

A vitória para a Chevrolet foi dada através da versão 1.0 Turbo Flex do SUV. Ela possui 116 cv de potência e uma transmissão manual de seis marchas. Segundo o levantamento da entidade, o carro é capaz de rodar até 9 km/l na cidade quando abastecido com etanol e 13 km/l com gasolina nas mesmas condições.

Já no perímetro rodoviário, o SUV da montadora norte-americana entrega até 10,4 km/l na estrada com etanol e 14,8 km/l com gasolina.

Na versão automática, com a mesma motorização, o SUV possui um consumo de 9,6 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l com gasolina. Na cidade o desempenho é de 8,2 km/l com etanol e 13,7 km/l na gasolina.

JAC T40 também está entre os destaques

A montadora chinesa também ficou bem posicionada graças aos resultados de bom desempenho do JAC T40 que conquistou o segundo lugar no pódio. O SUV com motor 1.5 Flex de 16 válvulas e transmissão manual atingiu um consumo de 8,7 km km/l e 12,8 km/l com etanol e gasolina respectivamente em um trecho de estrada. Já dentro da cidade, o consumo segundo o estudo foi de 8,1 km/l com etanol e 11,9 km/l quando abastecido com gasolina.

JAC T40 (Foto: Divulgação)

Nissan Kicks completa o pódio

O SUV da japonesa Nissan também é representado no pódio. O modelo com motor 1.6 Flex e transmissão tipo CVT atingiu um consumo de 7,7 km/l no trecho urbano e 9,4 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina os resultados são 11,4 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Novo Nissan Kicks (Foto: Divulgação)

O PBEV e sua importância

 A tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), classifica os modelos de automóveis quanto à eficiência energética na sua categoria e traz informações sobre a autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada e a emissão de gás efeito estufa (CO2).

No total são 35 fabricantes, com 990 modelos, distribuídos nas 15 categorias. Esse ano, a entidade agregou a participação de 22 modelos elétricos e 78 híbridos (veículos comercias e picapes de carga).

O Programa é dinâmico e precisa sempre ser atualizado, não somente nas versões e modelos, conforme são feitos os lançamentos pelas montadoras, mas também para acompanhar a evolução do produto, como a chegada dos híbridos e elétricos nesta versão. Queremos ser sempre uma ferramenta útil para ajudar o consumidor em sua decisão de compra e as montadoras no aprimoramento de seus produtos”, comentou Hercules Souza, chefe da área de regulamentação da Diretoria de Avaliação da Conformidade/Inmetro.

Chevrolet Tracker mais econômico do Brasil. Foto: Divulgação / Chevrolet

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

Em 2008, o PBEV teve início de forma voluntária, com apenas cinco montadoras e 54 modelos inscritos. Hoje, todas as montadoras integram o PBEV, por incentivo do Programa Rota 2030.

Confira alista completa e atualizada clicando aqui.

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile