Chevrolet Tracker é avaliado em testes do Latin NCap; veja resultados

O Chevrolet Tracker passou pela bateria de testes de segurança do Latin NCap e apresentou resultado surpreendente; veja as notas

O SUV Chevrolet Tracker, que é vendido e produzido no mercado brasileiro, bem como na Argentina, acaba de receber pontuação máxima no teste de segurança do Latin NCap. O modelo se juntou aos demais veículos que atingiram cinco estrelas e foram considerados seguros.

Chevrolet Tracker recebeu pontuação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCap (Foto: Divulgação)

Chevrolet Tracker atinge pontuação máxima em teste de segurança

A quarta publicação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCap, foi lançada nesta quarta-feira (16) com resultados de 5 estrelas para o Chevrolet Traker.

O SUV, que é produzido no Brasil e na Argentina, traz 6 airbags e controle eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série para todas as versões. O modelo ganhou pontuação máxima nos testes do Latin NCap, porém, uma nota de alerta referente a um incidente de incêndio identificado nas provas de colisão.

De acordo com os resultados obtidos nos testes de impacto, o Chevrolet Tracker atingiu 91,07% de eficiência para a proteção de ocupante adulto, 91,84% para ocupante infantil, 54,14% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 83,18% em assistência à segurança.

O modelo foi submetido a uma série de testes de colisão que têm o objetivo de simular acidentes reais e qual o nível de segurança que o veículo é capaz de transmitir tanto para ocupantes, quanto para pedestres.

Como padrão, os testes incluem impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, assistentes à velocidade, detecção de ponto Cego e controle eletrônico de estabilidade.

O impacto frontal e lateral mostraram proteção “adequada a boa” para adultos, enquanto a estrutura e a área dos pés foram classificadas como “estáveis” pela entidade. O impacto lateral de poste mostrou proteção “marginal a boa” e a proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi boa.

Para o ocupante infantil, o modelo mostrou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação total na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A proteção dos pedestres foi aceitável nas áreas de impacto da cabeça e na parte da perna inferior, mas mostrou baixa proteção nas áreas de impacto na parte da perna superior.

Tracker é produzido no Brasil e Argentina (Foto: Divulgação)

Além disso, outro fator positivo ao veículo é que ele possui lembretes de cinto de segurança padrão na primeira e segunda fila de assentos e assistência de limitação de velocidade. O Tracker também oferece detecção de ponto cego (BSD), AEB urbano e interurbano. O ESC padrão mostrou bom desempenho e alcançou uma velocidade máxima de 95 km/h e 70 km/h nos testes ADAC e no teste de consumidores, respectivamente.

“Apesar da falta de regulamentos de segurança robustos na região e de informações independentes através de uma classificação em estrelas do Latin NCap, vemos que os fabricantes estão demonstrando seu compromisso com veículos mais seguros”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Latin NCap, Stephan Brodziak.

Risco de incêndio identificado

Após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo na área do pré-tensionador do cinto de segurança e dificuldade para soltar o cinto de segurança. Estas informações foram publicadas pelo Latin NCap.

De acordo com o órgão, a Chevrolet foi notificada do incidente, a ocorrência foi investigada, e a GM detectou uma não-conformidade e emitiu um recall em abril de 2022 para todos os mercados afetados pelo problema.

A quarta etapa de provas do Latin NCap em 2022 também verificou o nível de segurança do SUV Nissan Qashqai, produzido no Reino Unido, e que não é vendido no mercado brasileiro. Assim como o Tracker, o veículo recebeu nota máxima de cinco estrelas.

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile