Chevrolet Spark GT zera em teste de segurança do Latin NCAP
Popular em países como México e Colômbia, o Chevrolet Spark GT obteve um péssimo resultado no Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O modelo fabricado na Índia zerou nos testes de segurança para ocupantes adultos e crianças.
O fator que mais prejudicou o desempenho do modelo foi a falta dos airbags, que não são obrigatórios em alguns países da América Latina. Em relação aos resultados sobre a segurança de passageiros crianças, o veículo da GM deixou a desejar na falta de instruções para uso da cadeirinha infantil.
Para Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE, as montadoras deveriam tratar seus clientes da mesma forma, independentemente da localização. Apesar de incluírem itens de segurança importantes nos exemplares voltados para a Europa e a América do Norte, muitas empresas insistem em omitir esses mesmos recursos nos carros vendidos na América Latina. “Isso demonstra uma falta de respeito aos consumidores ao praticar duas políticas diferentes conforme os países de destino”, destaca a profissional.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, diz que o resultado do teste reforçou a decepção com a General Motors, “especialmente em um modelo que tem o potencial de oferecer níveis de proteção elevados, quando sua versão básica equipada com seis airbags foi avaliada pelo Euro NCAP em 2009 e atingiu quatro estrelas”. Ainda segundo o executivo, é inaceitável que o Spark GT na versão europeia, que inclui bolsas infláveis, seja oferecido por um valor similar ao da versão básica para América Latina, que não conta com os acessórios de segurança.
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