Chevrolet revoluciona com motor turbo e injeção direta: o que esperar dessa novidade?
Tracker e Montana evoluem para atender às novas exigências do mercado, mantendo o compromisso com inovação e eficiência
O Tracker e a Montana recebem melhorias nos motores com mais potência, torque e eficiência energética, acompanhando novas normas ambientais e entregando desempenho superior com menor consumo de combustível. Confira a seguir!
Tracker e Montana ficam mais potentes e econômicos
O Tracker e a Montana avançam mais uma vez em direção à eficiência energética.
O SUV e a caminhonete da Chevrolet recebem atualizações mecânicas que aumentam o torque em até 15% e reduzem o consumo de combustível em até 9%, além de apresentarem menores índices de emissões.
A partir de janeiro, entra em vigor a nova fase do programa de controle de poluentes, que estabelece limites mais rigorosos para gases de escapamento, partículas e ruído, além de exigir maior durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras normas.
Os motores do Tracker agora contam com injeção direta (DI) e atualizações de software.
O propulsor 1.0T Flex passa de 116 cv para 121 cv, enquanto o 1.2T Flex sobe de 133 cv para 141 cv – sempre combinado com transmissão automática.
Na aceleração de 0 a 100 km/h, a versão topo de linha do SUV está 1,4 segundo mais rápida.
Essa evolução de desempenho vem acompanhada de uma notável eficiência energética. Em termos práticos, a economia de combustível equivale a quase dois tanques por ano, considerando a média de rodagem do brasileiro.
O motor 1.2 Turbo da Montana também recebe injeção direta (DI) e atualizações de software, elevando a potência de 133 cv para 141 cv. A picape é oferecida com opções de transmissão manual e automática.
Na versão automática, a aceleração de 0 a 100 km/h está 0,8 segundo mais rápida, enquanto a configuração manual registra uma melhora de 0,6 segundo em comparação ao modelo anterior.
“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2T é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.
Veja o comparativo entre as diferentes tecnologias e configurações do produto:
A seguir, confira os dados de desempenho do Chevrolet Tracker:
A seguir, confira os dados de desempenho da Chevrolet Montana:
O que esperar dessas mudanças?
As novidades estão presentes nos modelos Tracker e Montana fabricados a partir do fim deste ano, reforçando o compromisso da GM com a descarbonização do planeta e com a oferta de veículos cada vez mais eficientes e sustentáveis.
Os carros da Chevrolet continuam a ser aprimorados mesmo após o lançamento, graças à avançada estrutura de engenharia e desenvolvimento de veículos da marca no Brasil. A evolução dos motores é um exemplo claro desse processo de melhoria contínua.
Com as novas atualizações, o motor 1.0 do Tracker agora entrega a mesma potência que motores com o dobro do tamanho, como o 2.0 do Kadett GSi dos anos 1990 (121 cv).
A evolução no torque segue a mesma lógica: os motores 1.2 do Tracker e da Montana geram aproximadamente os mesmos 23 kgfm que o propulsor 2.4 do Vectra de 2008.
Fernández destaca que esse avanço reflete o conceito de downsizing, que busca reduzir o tamanho dos motores ao mesmo tempo em que eleva a performance e a eficiência.
Além disso, mudanças nos motores da Chevrolet Montana e Tracker trazem impactos positivos em várias áreas importantes para os consumidores.
O aumento da potência dos motores significa acelerações mais rápidas e melhor performance em retomadas. Enquanto, o incremento no torque garante respostas mais ágeis no trânsito urbano e rodovias.
Para proprietários da Montana que utilizam a picape como veículo de carga leve é especialmente relevante.
Outro ponto importante é a melhora no consumo de combustível, que significa menor gasto no dia a dia, além de melhor custo-benefício em longas viagens ou uso constante.
Como foram desenvolvidos para atender ao Proconve L8, programa que impõe limites mais rigorosos às emissões de poluentes, as atualizações também reduzem as emissões de gases poluentes e, consequentemente, o impacto ambiental é diminuído.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.