Chevrolet revela novo visual do Bolt e lança SUV do elétrico
A Chevrolet revelou nos Estados Unidos o novo visual do Bolt, modelo elétrico da marca que é vendido no Brasil. Porém, a maior novidade é que agora há uma versão SUV, chamada de Bolt EUV – Eletric Utility Vehicle.
O modelo utilitário é 16 cm mais comprido que o hatch, além de ter entre-eixos 7,6 cm maior. Mesmo com essas dimensões mais generosas, o Bolt EUV leva menos carga no porta-malas: são 462 litros de capacidade, ante 478 litros do Bolt menor. Porém, por conta do maior entre-eixos, é provável que o EUV acomode melhor os ocupantes, com mais espaço para as pernas.
Ambos utilizam o mesmo conjunto elétrico de 203 cv de potência e 36 kgfm de torque. Enquanto o Bolt tem autonomia de 416 km, o modelo SUV pode rodar por até 402 km.
LEIA MAIS: Veja como os semáforos inteligentes funcionam e como eles podem melhorar o trânsito
Os dois modelos são equipados com carregador rápido de até 240 V. Com ele, é possível realizar uma recarga para rodar cerca de 160 km em 30 minutos.
Condução semiautônoma
Outra novidade da linha Bolt é a adoção do sistema Super Cruise de condução semiautônoma. Ele pode ser usado pelos dois modelos em mais de 320 mil quilômetros (200 mil milhas) nas estradas americanas e canadenses. Há outros recursos de segurança, como a frenagem automática de emergência, detecção de pedestres, alerta de colisão e assistente de permanência em faixa.
Internamente, os carros utilizam painel de instrumentos digital e contam com a central multimídia de 10,2 polegadas compatível com Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto. Há também carregador por indução para os smartphones.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.