Chevrolet revela detalhes do OnStar

Serviço estreia no Brasil ainda em 2015 e vai conectar motoristas com central de atendimento exclusiva da marca 

Agendada para começar a funcionar no Brasil ainda este ano, a tecnologia OnStar, da Chevrolet, permitirá que os condutores entrem em contato com uma central de atendimento para buscar as mais variadas informações (previsão do tempo, cotação do dólar e até o placares de esporte, por exemplo). O serviço é exclusivo da marca.

GM_foto01_FGD_6713(3)
Botão na base do retrovisor aciona o OnStar | Foto: Divulgação

O OnStar funciona da seguinte forma: ao pressionar um botão na base do retrovisor, o motorista se conecta com uma central de atendimento e, enquanto dirige, pode pedir que busquem informações rápidas na internet por ele.

Toda conversa acontece por meio do sistema de áudio do veículo, que é equipado com um canal específico de telecomunicação e que independe de um telefone celular.

O serviço ainda conta uma outra particularidade que foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro: o Concierge. Semelhante a um assistente pessoal, ele pode reservar mesas em restaurantes e até agendar horários em salões de beleza – sempre mediante disponibilidade. Os atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas ou sobre pontos de interesse (POI).

“O OnStar de certa forma humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir”, diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do Sul.

Além de mais praticidade para essas tarefas, a novidade se mostra útil em situações emergenciais. De acordo com a Chevrolet, o condutor poderá solicitar que o GPS do carro indique o posto de combustível mais próximo. Outro recurso é a possibilidade de enviar a localização de seu carro para o serviço especializado da montadora, que auxilia no caso de troca de pneu furado ou panes mecânicas.

Rodízio

Para facilitar a vida de quem trafega por cidades com leis de rodízio (onde não é permitido rodar com o carro em determinadas vias durante um dia da semana), a tecnologia capta a placa do automóvel e emite uma mensagem de alerta que informa que está nas proximidades de uma área em que existe a restrição.

A central de atendimento do OnStar funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e estará disponível para clientes Chevrolet de todo o País que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos. Os primeiros modelos equipados com  ela por aqui serão o Cruze Sedã e o Cruze Sport6.

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar