Chevrolet Prisma: descubra se ainda compensa ter o sedã

O Chevrolet Prisma é um modelo para quem procura motor econômico e bom espaço interno para armazenamento de bagagens.

O Chevrolet Prisma é um modelo de inúmeras qualidades, como o espaço interno e a motorização confiável e econômica. O sedã derivado do Celta, e posteriormente do Onix foi substituído aos poucos pelo Onix Plus.

O Chevrolet Prisma é um modelo para quem procura motor econômico e bom espaço interno para armazenamento de bagagens (Foto: Divulgação)

Chevrolet Prisma: sedã é boa opção entre os seminovos e usados

A compra de um carro 0 km precisa de um alto investimento. Dessa forma, uma boa saída é partir para o mercado de seminovos e usados. Entre os sedãs, o Chevrolet Prisma pode ser boa opção.

O carro foi lançado no mercado nacional em 2006 e baseado no também extinto Chevrolet Celta. Anos depois, mais precisamente em 2013, a montadora norte-americana lançou a segunda geração do modelo, agora baseada no hatch Onix, o sucessor oficial do Celta.

A atualização trouxe um ar de modernidade e sofisticação ao veículo, que ficou disponível no mercado brasileiro até o último trimestre de 2019, quando foi oficialmente denominado de Joy Plus.

No entanto, em janeiro de 2022 o sedã – já com o nome de Joy Plus – foi definitivamente descontinuado por dois motivos.

O primeiro deles se refere ao baixo número de vendas do modelo. De acordo com a GM, o carro representava uma parcela mínima de vendas e o público do carro estava migrando para as versões de entrada do Onix Plus.

Outro fator levado em consideração foram as novas regras de emissão de poluentes, o Proconve L7, onde o modelo já não se enquadrava.

Porém, o carro continua disponível entre os seminovos e usados e pode ser boa opção de compra dentro da categoria.

Chevrolet Prisma Joy é o sedã ideal para quem preza por eficiência energética e espaço interno

A linha 2019 ainda pode ser comprada com o nome Prisma. Entre as configurações está o Prisma Joy, versão de entrada do modelo e que em sua época era o sedã mais econômico do país. De acordo com a tabela Fipe, o Chevrolet Prisma Joy 1.0 2019 tem preço médio de R$ 54 mil.

O Prisma Joy foca no consumidor que busca um carro econômico, e espaçoso. O porta-malas por exemplo, tem capacidade para até 500 litros.

Porta-malas tem capacidade de 500 litros (Foto: Divulgação)

Sobre a motorização, o Prisma Joy é equipado com motor 1.0 Flex de até 80 cv de potência que atua em conjunto com a transmissão manual de seis marchas.

De acordo com dados do Inmetro, na estrada o Prisma Joy percorre 10,9 km/l com etanol e 15,6 km/l com gasolina.

O modelo também conta com direção elétrica progressiva, ar-condicionado, painel com velocímetro digital e conjunto elétrico para vidros dianteiros e para as travas das portas, tudo com acionamento remoto.

Duplo airbag, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, alarme, sombreira do passageiro com espelho, cinto de segurança do motorista com regulagem de altura e aviso de não afivelamento completam a lista de itens de série.

Modelo saiu de linha no início de 2022 como Joy Plus (Foto: Divulgação)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile