Chevrolet prepara lançamento inédito do SUV do Onix no Brasil e promete destruir concorrência

A Chevrolet confirmou investimentos na casa dos R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí. Parte desse valor será destinado ao Projeto Carbon, que possivelmente será uma versão SUV do Onix para brigar com os modelos do segmento B-SUV.

O lançamento faz parte dos planos da marca norte-americana de renovar toda a sua linha de automóveis no país. Em 2024, já reestilizou a minivan Spin, produzida em São Caetano do Sul (SP), assim como a S10 e Trailblazer, produzidos em São José dos Campos (SP).

SUV do Onix será parecido com o Groove - Foto: Divulgação
SUV do Onix será parecido com o Groove – Foto: Divulgação

 

Chevrolet vai lançar SUV do Onix?

Possivelmente sim. O SUV do Onix deve sair da fábrica de Gravataí, onde também serão produzidas as novas reestilizações do Onix hatch e Plus nos próximos anos. Já a versão SUV deve dar as caras por aqui em 2026. 

A plataforma será GEM dos Onix e Onix Plus, mas com modificações para acomodar o novo design e altura elevada. A motorização também deve ser a mesma desses dois, incluindo os mesmos motores 1.0 aspirado de 1.0 turbo, ambos de 3 cilindros e com correia dentada banhada a óleo. 

O visual terá elementos exclusivos para se diferenciar dos “irmãos mais velhos”, com destaque para a frente e traseira redesenhadas. O interior também deve contar com elementos exclusivos, mas nada que foge muito do estilo adotado atualmente. 

As medidas devem ser semelhantes às dos concorrentes diretos: o Fiat Pulse, com seus 4,09 metros de comprimento, e o Renault Kardian com 4,11 metros de comprimento. Além deles, a Chevrolet também deve mirar o futuro lançamento da Volkswagen para 2026: o Tarok, produzido em Taubaté (SP). 

Onix hatch - Foto: Divulgação
Onix hatch – Foto: Divulgação

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O novo Onix será híbrido flex?

Sim, a Chevrolet confirmou a motorização híbrida para Projeto Carbon, mas não para os demais modelos da linha que passarão por uma reestilização. Essa vai ser a estreia da montadora com a tecnologia eletrificada na linha de produção de Gravataí.

Para isso, vai usar parte dos R$ 7 bilhões de investimentos anunciados para o Brasil até 2028, logo após a confirmação do Programa Mover. Este vai conceder o abatimento de impostos para as montadoras que adotarem a tecnologia híbrida de produção no país.

Com a iniciativa, a empresa não só fortalece a sua presença no segmento de SUVs, o mais competitivo atualmente, como também impulsiona a economia de combustível e atende às expectativas de um consumidor mais preocupado com o meio ambiente.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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