Chevrolet Onix turbo ou VW Polo TSI? Qual hatch vale mais a compra?

Chevrolet Onix turbo ou VW Polo TSI? Qual hatch vale mais a compra? O Garagem360 tenta te ajudar a responder a pergunta.

Motores 1.0 turbo são uma das tendências do mercado automotivo brasileiro. Atualmente, podemos vê-lo em muitas marcas como Chevrolet, Volkswagen e Hyundai. E aqui temos dois exemplos de carros que usam este tipo de propulsor. Onix 1.0 Turbo e Polo 1.0 TSI são dois dos principais hatches com disponíveis por aqui. Chegou a hora de compará-los para saber qual deles vale mais a compra.

Chevrolet Onix turbo ou VW Polo TSI? Qual hatch vale mais a compra?

Apesar de serem dois projetos recentes, existem algumas diferenças entre os dois. Uma delas é a diferença entre preços das versões top de linha. O Chevrolet Onix Premier II está custando a partir de R$ 91.150. Enquanto isso, o Volkswagen Polo está custando R$ 98.490.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Aqui estão dois representantes de uma categoria que ainda sobrevive, apesar da alta procura por SUVs e picapes. E eles mantém um bom volume de vendas. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), a atual geração do Chevrolet Onix ainda é o compacto mais vendido desde o começo do ano, mesmo com a queda sofrida nos últimos meses. Enquanto isso, o VW Polo, que está em sua segunda geração, 9º colocado.

Além de oferecerem motorizações velozes e serem bastante eficientes, VW Polo e Chevrolet Onix possuem uma outra proposta: ser um carro útil para o dia a dia. Um exemplo disso é o espaço do porta-malas. O veículo fabricado em São Bernardo do Campo-SP leva melhor neste quesito (300 litros contra 270 litros).

Motorização

A história recente mostra que a montadora alemã já está em uma nova geração de motores 1.0 Turbo. O Up tinha uma versão que usava um 1.0 TSI (EA211 R3) de 105 cv. Hoje em dia, as versões Comfortline e Highline (e outos modelos da marca) usam o mesmo propulsor do sub-compacto, só que com os ajustes necessários.

Ele tem potência máxima de 128 cv a 5.500 rpm. Já o torque máximo é de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 giros  Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. Já sua velocidade máxima é de 192 km/h usando etanol. O câmbio utilizado é o automático de seis velocidades.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Foto: Divulgação/Chevrolet Brasil

Enquanto isso, do outro lado também temos um propulsor que se popularizou bastante nos últimos anos. O 1.0 turbo não é só usado no Onix, mas compartilha o conjunto mecânico com o Onix Plus e o Tracker. Ele gera uma potência de 116 cv a 5.550 rpm. O torque máximo é de 16,8 kgfm (com etanol) a 2.000 rpm.

De acordo com a GM , sua velocidade máxima é de 187 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. Sua transmissão é a automática de seis velocidades.

Consumo

Usando este tipo de motorização, o Chevrolet Onix se tornou um dos carros Flex mais econômicos do Brasil e levou nota a no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 11,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, ele pode rodar 15,1 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol).

Enquanto isso, o VW Polo faz: 11,4 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol) no ciclo urbano; 13,9 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol) em trechos de rodovia.

Equipamentos de série

Aqui comparados em suas versões top de linha, ambos os veículos oferecem itens bastante interessantes de série. E temos aqui um duelo bastante particular: os sistemas de entretenimento. O Chevrolet Onix Premier, por exemplo, oferece conexão Wi-Fi, a central multimídia MyLink e o sistema OnStar.

Foto: Divulgação/Chevrolet Brasil

Sem falar dos seis airbags, sensor crepuscular, alerta de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, luz de condução diurna em LED, regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento, freios ABS com EBD, sistema de imobilização do motor, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, chave tipo canivete, computador de série, direção elétrica progressiva, sistema de luz “siga-me” (e leve-me”), banco do motorista com regulagem de altura, volante esportivo com revestimento premium e assistente de estacionamento automático e ntre outros.

Já a linha 2022 do Volkswagen Polo Highline ganhou acesso ao “VW Play”. Com ela, você pode baixar alguns aplicativos em seu sistema multimídia.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Dentre os principais equipamentos de série, ele oferece: entrada USB para o banco traseiro, freio a disco nas quatro rodas, ar-condicionado digital, detector de fadiga, vidros elétricos dianteiros e traseiros (função one-touch). direção elétrica (Easy Drive), assistente de partida em aclive, quatro airbags, sensor de chuva, sensor crepuscular, sistema de alarme, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), paddle-shifts, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, sistema keyless, espelhos com função tilt-down e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, o Volkswagen Polo Highline 1.0 TSI leva uma boa vantagem em relação ao Chevrolet Onix Premier 1.0 turbo. Apesar do preço estar um pouco fora da realidade da categoria, ele oferece um propulsor mais forte. Além disso, o espaço interno e a capacidade do porta-malas são maiores.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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