Chevrolet Onix SUV: O que esperar do concorrente do VW Tera e Yaris Cross

O futuro SUV da Chevrolet, derivado do Onix, chega para brigar com T-Cross e Yaris Cross. Conheça os detalhes de design, motorização e tecnologia do novo modelo.

A Chevrolet se prepara para entrar de vez na disputa mais acirrada do mercado automotivo brasileiro: a dos SUVs compactos de entrada. Com o projeto conhecido como “Carbon”, a montadora está desenvolvendo um SUV derivado do popular Onix, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2026.

A nova aposta da Chevrolet chegará para concorrer diretamente com gigantes já consolidados, como o Fiat Pulse, Volkswagen Tera e o futuro Toyota Yaris Cross.


Chevrolet Onix SUV mais robusto e com visual próprio

Embora compartilhe a plataforma e até mesmo as portas com o Onix hatch, o novo SUV terá uma identidade visual distinta e moderna. O destaque do design fica por conta do esquema de iluminação em LED, com faróis divididos em três níveis: luz diurna, faróis principais e luzes de neblina.

Essa assinatura visual, já vista em outros modelos da marca como o Tracker e a Montana, confere ao carro um visual mais imponente e tecnológico.

Na traseira, a iluminação também é em LED, e as lanternas se estendem por quase toda a largura da tampa do porta-malas, sendo interrompidas apenas pelo emblema da Chevrolet.

Chevrolet Onix SUV - Projeção gerada por I.A para o Garagem360
Chevrolet Onix SUV – Projeção gerada por I.A para o Garagem360

A silhueta lateral revela um design que, apesar de ter a fórmula de um hatch, ganha linhas mais musculosas e robustas, além de maior altura em relação ao solo e rodas maiores. Esses elementos, como os racks de teto, ausentes no Onix atual, reforçam a diferenciação e o status de SUV.

Interior e tecnologia aprimorados

O interior do novo SUV deve seguir a nova linguagem de design da GM, que privilegia a tecnologia e a conectividade. A expectativa é que o modelo herde a tendência já vista em carros como a S10, Trailblazer e a recém-atualizada Spin, com um painel de instrumentos digital integrado à central multimídia. Em termos de recursos, o SUV deve trazer boa parte das tecnologias presentes em modelos como o Tracker e a Montana, oferecendo um pacote mais completo e moderno ao consumidor.


Motorizações e concorrência

A expectativa é que o SUV do Onix ofereça as mesmas opções de motorização já conhecidas na linha: o motor 1.0 aspirado, para as versões de entrada, e o 1.0 turbo, mais potente e eficiente.

O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas, dependendo da versão. Essa estratégia visa manter os custos de produção baixos, permitindo que o modelo chegue ao mercado com um preço competitivo, possivelmente abaixo do Tracker, o outro SUV compacto da Chevrolet.

A concorrência, no entanto, é forte. Além do VW T-Cross, um dos líderes de vendas, o novo SUV da Chevrolet terá que enfrentar o Fiat Pulse, o Renault Kardian e, principalmente, o Toyota Yaris Cross. O Yaris Cross já está sendo lançado no Brasil e tem como grande trunfo a versão híbrida, que promete um consumo de combustível extremamente baixo.

A briga pelo consumidor será intensa, e a Chevrolet precisa acertar em cheio na combinação de design, equipamentos e, claro, um preço atrativo para conquistar seu espaço nesse segmento tão disputado.

 

 
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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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