Chevrolet Onix Plus: ficha técnica, pontos positivos e negativos
O Chevrolet Onix Plus é um dos sedãs compactos mais vendidos do Brasil. Veja os pontos positivos e negativos do modelo.
O Chevrolet Onix Plus é uma das referências do mercado, visto que é o mais vendido da categoria atualmente. Por exemplo, no último mês de agosto, o sedã emplacou 8.968 unidades e ficou com o 5 º lugar entre os carros mais vendidos no Brasil. Ainda assim, o carro tem pontos positivos, mas há também alguns que podem deixar a desejar. Veja a seguir o que o Garagem360 avaliou.
Chevrolet Onix Plus: veja os pontos positivos e o que ele ainda deixa a desejar
Pontos positivos
Espaço interno
Os sedãs são conhecidos por oferecerem um bom espaço interno. Isso faz com que estes carros sejam os favoritos daquelas pessoas que buscam um carro para levar toda a família com conforto. O Chevrolet Onix Plus possui tal qualidade. A versão sedã do Onix tem um entre-eixos de 2.600 mm.
Isso significa que os passageiros podem viajar com um bom espaço. Lembrando que o número é maior que o de seus concorrentes, como do Hyundai HB20S (2.530 mm) e do Fiat Cronos (2.521 mm).
Motor 1.0 Turbo
A versão topo de linha do Onix Plus também se destaca por conta da motorização. O modelo vem equipado com um motor 1.0 Turbo Flex 16V (três cilindros), que pode produzir uma potência máxima de 116 cv e um torque máximo de 16,8 kgfm. O motor dá um ritmo maior ao sedã. Ainda mais quando comparamos com as versões mais baratas.
Isso porque eles usam o motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm. O conjunto mecânico da versão Premier ainda conta com uma transmissão é uma automática de seis velocidades.
Consumo
O motor 1.0 Turbo do Onix Plus também se destaca por ser eficiente. isso porque o modelo consegue bons números de consumo. De acordo com o PBE Veicular do Inmetro, o sedã consegue fazer 12,3 km/l (gasolina) e 8,4 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, em trechos rodoviários, o modelo pode rodar 16,8 km/l (gasolina) e 12,2 km/l (etanol).
Lista de equipamentos
O Chevrolet Onix Plus Premier está custando a partir de R$ 110.650. O carro possui como aliado o bom custo-benefício. Ainda mais quando levamos em conta a lista de equipamentos. No lado interno do carro, o comprador irá encontrar o ar-condicionado e os bancos com revestimento premium (Preto Jet Black e Caramelo Maple Sugar).
Além disso, o modelo conta com a central multimídia MyLink de oito polegadas. O pacote de equipamentos ainda conta com seis airbags, freios ABS com EBD, faróis dianteiros tipo projetor, alerta de ponto cego, alerta de pressão dos pneus, roda de liga leve de 16 polegadas exclusivas , direção elétrica progressiva, Easy Park, câmera de ré e outros.
Pontos negativos
Porta-malas
O Onix Plus também possui alguns pontos que deixam a desejar. Muitas pessoas preferem comprar um sedã quando necessitam de um carro com um bom espaço no porta-malas. Mas este é justamente um ponto onde o carro da empresa norte-americana vai mal. O bagageiro do Onix Plus tem espaço para 469 litros.
Alguns modelos disponíveis no mercado nacional possuem um porta-malas maior. Um bom exemplo é o Fiat Cronos (525 litros). Já o compartimento do VW Virtus tem espaço para 521 litros.
Acabamento
Do mesma forma que acontece com o Tracker e o Onix, o Onix Plus também possui alguns “problemas” com o acabamento. O modelo conta com detalhes com plásticos rígidos. Isso significa que seria necessário o uso de materiais mais leves.
É importante ressaltar que é bastante comum ver proprietários falando do acabamento do carro na internet também.
Funções foram retiradas na linha 2023
Alguns modelos da Chevrolet ficaram menos completos na linha 2023. O sedã, o Onix hatch e o Tracker acabaram perdendo algumas funções da central multimídia MyLink. Estes carros não contam mais com conexão pelo Android Auto, por exemplo. O Apple CarPlay ficou, mas será necessário usar cabos. O Wi-Fi e o Bluetooth também saíram.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.