Chevrolet Onix ou Fiat Argo: qual hatch 1.0 entrega o melhor conjunto?

Desde meados dos anos 60, as versões mais baratas dos veículos são chamadas por algumas pessoas de “Pé de Boi”. Claro, de lá para cá as coisas mudaram e os carros ganharam novas tecnologias, além de estarem mais seguros. As versões de entrada do Chevrolet Onix e do Fiat Argo, por exemplo, você já encontra dois airbags, ar-condicionado e controle de tração. Qual hatch 1.0 entrega o melhor conjunto?

Chevrolet Onix ou Fiat Argo: qual hatch 1.0 entrega o melhor conjunto?

Os dois são veículos possuem preços bastante acessíveis, mas ainda acima do ideal. Sem falar que ainda são boas escolhas para o primeiro carro ou para quem pretende trabalhar com motorista de aplicativo. Sem falar que os dois são projetos bastante recentes. Porém, nos últimos meses, o Onix teve uma acentuada queda no ranking de vendas, enquanto que o Argo vive seu melhor momento no mercado.

Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil

A nova geração do Chevrolet Onix foi lançada em 2019 e ficou mais encorpado que o modelo anterior. Na linha 2022, sua versão mais barata está custando a partir de R$ 63.430.

Debaixo do capô, o veículo da General Motors oferece o 1.0 Flex aspirado, que tem potência máxima 82 cv (etanol) a 6400 rpm. Já o torque máximo é de 10,6 kgfm (etanol). Sua velocidade máxima é de 167 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos. Sua transmissão é a manual de cinco velocidades.

Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil
Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Enquanto isso, o hatch, que está acima do Mobi e do Uno, o Fiat Argo é um pouco mais velho. Na linha 2022, ele ganhou o novo logotipo da marca. Sua versão de entrada está custando R$ 59.890.

O carro produzido pela marca italiana traz o propulsor Firefly 1.0 6v Flex de três cilindros, que tem potência máxima de 72 cv (gasolina) a 6.000 rpm ou 77 cv (etanol) a 6.250 rpm. Seu torque é de 10,4 kgfm (gasolina) e 10,9 kgfm (etanol) a 3.500 rpm. De acordo com a Fiat, o carro pode atingir a velocidade máxima 162 km/h (etanol). Além disso, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos usando etanol. Ele só está disponível com o câmbio manual de cinco velocidades.

Consumo

Uma das grandes vantagens dos carros com motor 1.0 é que ele possuem um bom consumo de combustível. Entre os dois veículos aqui comparados, o Chevrolet Onix é quem tem os melhores números. Segundo o Inmetro, o carro pode fazer 13,9 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, ele roda 16,7 km/l (gasolina) e 11,7 (etanol).

Mesmo assim, o Fiat Argo também faz com que o motorista gaste pouco dinheiro com combustível. O compacto pode fazer: 14,2 km/l (gasolina) 9,9 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, o veículo pode fazer 15,1 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol).

Equipamentos de série

Tanto o modelo da Chevrolet, quanto o modelo da Fiat oferecem desde as versões mais baratas um conteúdo justo. Pensando nas dimensões, o primeiro leva vantagem no comprimento (4.163 mm contra 3.998 mm), na largura (1.730 mm contra 1.724 mm) e na distância entre-eixos (2.551 mm contra 2.521 mm). Por outro lado, o carro fabricado em Betim-MG ganha na altura (1.476 mm contra 1.503 mm).

Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil

Por ser o veículo de entrada da montadora norte-americano do Brasil, o Onix 1.0 possui uma lista com equipamentos essenciais. O carro vem de série com  ar-condicionado, chave tipo canivete, computador de bordo, desembaçador elétrico, rádio FM e travas elétricas, seis airbags, assistente de partida em aclive, brake light, cintos de segurança com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, direção elétrica progressiva, limpador e lavador elétrico, regulagem de altura dos faróis, sistema de freios ABS com EBD e PBA, sistema follow me, sistema de imobilização do motor e rodas de aço aro 14″.

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Enquanto isso, o Argo tem como um dos pontos fortes o espaço interno. Sem falar que tem um dos maiores porta-malas da categoria (300 litros). Dentre os itens de série, ele oferece aerofólio traseiro, alarme, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, chave canivete com telecomando, computador de bordo, direção elétrica progressiva, controle eletrônico da aceleração (Drive by  Wire), sinalização de frenagem de emergência, sistema follow me home, freios ABS com EBD, rodas de aço 14″, vidros e travas elétricas; e volante com regulagem de altura.

Conclusão

Assim sendo, os dois carros aqui comparados são básicos, mas estão longe de ser um “Pé de Boi”. Pagar R$ 5 mil a mais pelo Chevrolet Onix pode ser a melhor opção, visto que oferece um pacote de itens de série mais interessante, como os seis airbags e o rádio com MP3 e Bluetooth. Sem falar que o motor é mais potente e bebe menos.

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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