Chevrolet Onix: fomos entender por que o hatch ainda não se recuperou em vendas
O Chevrolet Onix foi o carro mais vendido por anos, mas perdeu posição em 2021 após ficar 5 meses paralisado, veja os detalhes.
O Chevrolet Onix conquistou o público brasileiro desde quando foi lançado, em 2012. Líder em vendas por anos, o modelo perdeu a posição em 2021 e ainda não se recuperou. As paralisações da linha de produção podem ser o motivo. Veja mais.
Chevrolet Onix: modelo ainda não se recuperou dos meses de produção parada
Lançado em 2012, o Chevrolet Onix é um modelo que caiu no gosto do consumidor brasileiro por bons atributos que compõem o conjunto, como bom conjunto mecânico potente e econômico, conforto e espaço interno mesmo na categoria de hatches.
Para ajudar a mensurar e comprovar esse sucesso, o modelo que foi lançado em 2021, foi líder em vendas no mercado nacional por seis anos seguidos, de 2015 à 2020. Porém, no ano passado, o Hyundai HB20 reverteu o jogo e se tornou o carro mais vendido do ano, junto com o Fiat Argo em segundo lugar, e o Jeep Renegade em terceiro.
O compacto da Chevrolet encerrou o ano em quarto lugar ao considerarmos apenas os automóveis, e em quinto lugar se contarmos com os comerciais leves, onde a Fiat Strada foi a campeã de vendas, em disparado.
Acontece que por falta de componentes automotivos que impactou toda a cadeia em 2021, o modelo ficou bons cinco meses com a produção totalmente paralisada, o que afetou – e muito – o número de vendas do veículo.
Ao Uol Carros, o especialista no setor e sócio da consultoria automotiva Bright Consulting, Cassio Pagliarini, não é fácil recuperar o tempo de paralisação. “É difícil você reconquistar os clientes absorvidos por carros de outras marcas durante estes cinco meses sem produção. A General Motors terá de empreender muito mais esforço para reconquistar a primeira posição do que para mantê-la, caso não tivesse perdido o posto.”
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Com produção retomada em agosto, modelo voltou a ser visto nas primeiras colocações
Desde que teve a sua produção retomada, em agosto de 2021, o Chevrolet Onix voltou a ocupar os primeiros lugares no ranking dos mais vendidos e emplacados.
Entre setembro e novembro de 2021 ele já ocupava a sexta posição do acumulado de mais emplacados no ano. Em dezembro ele fechou o ano em quarto lugar.
Já em 2022, de janeiro a fevereiro, o modelo já está em segundo lugar, com 11.744 unidades emplacadas, de acordo com o levantamento mais recente da Fenabrave. A briga está acirrada com o atual líder, o Hyundai HB20, que possui 11.795 unidades emplacadas nos dois primeiros meses do ano.
Ainda de acordo com Pagliarini, a marca deve investir em propaganda de marketing e estratégias de posicionamento do produto, tendo em vista que ele já bem aceito pelo público no mercado nacional.
“É necessário realizar promoções e facilitar acesso a crédito para que o volume de vendas continue crescendo. O HB20, apesar do visual ser considerado controverso por muitos, tem sido consistente no que se refere a estratégia de vendas. A Hyundai tem explorado de forma sólida as qualidades do carro, dentre elas os cinco anos de garantia, fazendo com que se mantenha na ponta”, informou ele ao Uol Carros.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.