Chevrolet Onix dá adeus ao Gol e Volkswagen responde na internet
A Chevrolet postou em suas redes sociais uma carta de despedia assinada pelo Onix para o Volkswagen Gol, que sai de linha este ano; confira
A Chevrolet postou em suas redes sociais uma imagem homenageando toda a trajetória do Volkswagen Gol, que se despede esse ano do mercado brasileiro. A postagem afirma que os hatches das duas marcas são concorrentes, mas nunca inimigos. Ambos os modelos foram líderes em vendas no Brasil por anos.
Um adeus respeitoso e amigável: Onix faz homenagem ao Volkswagen Gol
A Chevrolet postou em suas redes sociais uma foto onde o Chevrolet Onix assina uma homenagem de despedida ao Volkswagen Gol. A publicação postada ontem no perfil oficial da marca afirma que ambos os modelos são verdadeiros craques, e que por mais que sejam concorrentes de categoria, jamais foram rivais.
Na imagem aparece uma estrada, onde a primeira mensagem é curta e direta: “Concorrentes sim, inimigos nunca.”
Em seguida o agradecimento: Obrigada Gol por essa longa e bonita disputa que travamos pelo coração dos brasileiros. #respect. Assinado, Chevrolet Onix.”
Já na legenda a marca da General Motors continua. “O Brasil se despede de um dos grandes craques das ruas: o Gol, que junto com o Onix, mudou o jeito que as pessoas, pensam em carros. Vai tranquilo que a gente continua fazendo o nosso melhor pra seguir em frente nessa estrada.”
Após a postagem e a boa repercussão na internet, o perfil oficial da Volkswagen do Brasil respondeu a homenagem nos comentários. “Foi sem dúvida uma trajetória e tanto, Chevrolet. O Gol é uma lenda e lendas vivem para sempre. Continuaremos na disputa com muito respeito.”
É certo que os dois veículos são referência no segmento de hatches. Durante os 42 anos de produção, o VW Gol foi por 27 anos o carro mais vendido do Brasil, entre 1987 e 2013. Durante todo o período em que esteve em produção, ele ganhou o título de carro mais vendido na história do mercado nacional.
O Chevrolet Onix também tem um histórico de respeito quando o assunto é liderança. Ele chegou em 2012, e já em 2013 foi o carro mais vendido do país, continuando assim – de forma ininterrupta – até 2020. No ano passado, ele perdeu o título para o Hyundai HB20 (quando considerados apenas veículos de passeio) e para a Fiat Strada, se levado em consideração o volume de comerciais leves e automóveis.
VW Gol Last Edition chega para encerrar o legado
Para encerrar esse ciclo, a Volkswagen anunciou a chegada do VW Gol Last Edition. Trata-se de um edição especial de despedida do modelo e limitada a mil unidades.
A versão foi desenvolvida pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, e conta com diversos diferenciais em relação ao modelo tradicional. A começar pela carroceria em vermelho Sunset, cor já usada no Nivus e T-Cross.
O carro também adota um visual mais esportivo graças aos adesivos na lateral do veículo, as rodas de 15” com acabamento em preto, bem como a grade.
As lanternas são interligadas por uma faixa black piano, que harmoniza com o detalhe do para-choque traseiro também em preto. As maçanetas, retrovisores externos, a coluna central e as caixas de roda também aparecem na mesma tonalidade escura.
O interior também recebeu um trabalho especial. Os bancos aparecem em dois tons, com costura vermelha aparente para harmonizar com o novo exterior. Novos detalhes também podem ser vistos no volante e câmbio da transmissão manual.
No quesito equipamentos o hatch adere os itens do pacote Urban, que inclui retrovisor com ajuste elétrico, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, e central multimídia de 6,5”, com pareamento via Android Audo e Apple CarPlay.
Embaixo do capô nada muda. O veículo mantém o motor 1.0 MPI aspirado, de três cilindros, que rende até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. Aliado ao motor está o câmbio manual de seis marchas.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.