Chevrolet Onix 1.0 ou Hyundai HB20 Sense: qual Hatch tem a melhor versão de entrada

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 sempre estão entre os mais vendidos. Mas qual hatch tem a melhor versão de entrada hoje em dia? 

Na última década, alguns lançamentos marcaram o mercado dos hatches compactos. Dois dos principais ocorreram no ano de 2012. Estamos falando da dupla Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

E não é só no ano de nascença que eles são parecidos. Os preços também são. A versão de entrada do modelo feito em Gravataí-RS (Onix 1.0) está custando a partir de R$ 66.450. Já o Hyundai HB20 Sense é feito em Piracicaba-SP tem preços a partir de R$ 60.390.

A foto é do Chevrolet Onix Premier (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Chevrolet Onix 1.0 ou Hyundai HB20 Sense: qual Hatch tem a melhor versão de entrada

Estamos diante de dois dos grandes representantes dos dois volumes menores da atual geração. Uma categoria bastante querida pelos brasileiros. E eles acabam se destacando no meio dos outros. No ano passado, por exemplo, o Onix terminou como o carro mais vendido do País. Já o Hyundai HB20 é o automóvel de passeio mais vendido atualmente.

Hyundai HB20 Sense (Foto: Divulgação/Hyundai)

E ambos estão em suas segunda gerações. O Chevrolet Onix, por exemplo, não é o mesmo carro que era na primeira geração. O modelo lançado em 2019 ganhou um desenho mais atual. Sem falar que o porte cresceu. Ele mede 4,163 mm de comprimento, 1.730 mm de largura e 1.476 mm de altura.

As fotos mostradas neste texto são da versão mais completa. O modelo mais barato é um pouco mias simples. Todas as partes que são cromadas no Onix Premier não estão disponíveis no Onix 1.0. Aqui você encontrará ainda maçanetas e retrovisores na cor preta. As rodas são de aço aro 14″.

A foto é do Chevrolet Onix Premier (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Hyundai HB20 Sense (Foto: Divulgação/Hyundai)

Do outro lado está o Hyundai HB20. Este foi o primeiro carro feito na planta da Hyundai Motor Brasil no estado de São Paulo. Sua primeira geração deixou uma boa impressão. E ela foi mantida com o lançamento da segunda geração. Este novo design o deixou bem próximo de outros modelos da marca. Ou seja, ficou mais moderno.

Suas dimensões são: 3.940 mm de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.470 mm de altura. Do mesmo modo que seu concorrente, nada de exageros no modelo de entrada. Os detalhes são em preto e os faróis são simples. Não há faróis de neblina.

Conjunto mecânico

Ambos os veículos possuem versões turbo. Mas aqui temos dois representantes que usam propulsores aspirados. O Chevrolet Onix vem equipado com o 1.0 Ecotec Flex. Sua potência máxima é de 82 cv a 6.400 rpm e torque de 10,6 kgfm a 5.200 rpm. A sua transmissão é a manual de seis velocidades.

Já o Hyundai HB20 Sense possui o motor Kappa 1.0 Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 80 cv a 6.000 rpm e torque de 10,2 kgfm a 4.500 rpm. Ele está acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.

Consumo

Ambas versões de entrada podem ser boas opções para quem quer um carro 0km mais em conta. Também é uma boa opção para motoristas de aplicativos. Isso porque elas são bastante econômicas. Segundo dados do Inmetro, quem leva a vantagem é o carro da montadora norte-americana. Ele pode fazer:

  • Cidade: 13,9 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol)
  • Estrada: 16,7 km/l (gasolina) e 11,7 km/l (etanol)

O carro da marca sul-coreana não fica muito atrás não. Ele pode fazer:

  • Cidade: 12,8 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,6 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)

Outros atributos

Estes dois carros possuem outros bons atributos. Tanto o Chevrolet Onix 1.0 quanto o Hyundai HB20 Sense conseguem levar seus passageiros com um certo conforto.

Mesmo com a diferença de entre-eixos que existe entre eles. Neste quesito, o Onix leva vantagem por medir 2.551 mm (contra 2.530 mm do seu rival). Entretanto, o HB20 leva a melhor no tamanho do porta-malas (300 litros contra 275 litros do seu concorrente).

Já os pacotes de itens de série oferecidos possuem equipamentos úteis. O Chevrolet Onix 1.0 vem de série com ar-condicionado, chave tipo canivete, computador de bordo, desembaçador elétrico, rádio FM, travas elétricas, seis airbags, assistente de partida em aclive, brake light, cintos de segurança com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, direção elétrica progressiva, limpador e lavador elétrico, regulagem de altura dos faróis, sistema de freios ABS com EBD e PBA, sistema follow me, sistema de imobilização do motor e rodas de aço aro 15″.

A foto é do Chevrolet Onix Premier (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Hyundai HB20 Sense (Foto: Divulgação/Hyundai)

Já o Hyundai HB20 Sense sai de fábrica com quatro airbgas, freios ABS com EBD, fixação ISOFIX, cintos de segurança de três pontos, apoios de cabeça, controle de estabilidade, controle de tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas.

Também, computador de bordo, banco de motorista com regulagem de altura, painel de instrumentos Supervision Center, bancos em tecido, calotas de 14″, pneus 175/70 R14, rádio blueAudio, Bluetooth e entre outros.

Fique com o Chevrolet Onix

Este é o Chevrolet Onix Premier (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Assim sendo, temos aqui as versões mais em conta de dois dos hatches compactos mais populares. Tanto o Chevrolet Onix 1.0 quanto o Hyundai HB20 Sense podem surpreender seus potenciais compradores. Mas quem leva vantagem é o veículo da marca norte-americana. Seu motor é mais potente e é mais econômico.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile