Chevrolet Montana sai de linha no Brasil
A trajetória da Chevrolet Montana se encerrou no Brasil. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul e Revista Carro...
A trajetória da Chevrolet Montana se encerrou no Brasil. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul e com a Revista Carro, a picape não é mais produzida desde o fim de abril.
Dessa forma, embora ainda apareça no site da fabricante, a picape já não tem novas unidades fabricadas. Sem nunca conseguir ameaçar a líder Fiat Strada, a Montana encerra a trajetória de pouco mais de 10 anos da segunda geração, além dos sete anos da geração original, que ficou em linha entre 2003 e 2010.
Chevrolet Montana sai de linha
Apresentada originalmente em 2003, a primeira geração da Chevrolet Montana veio para substituir a Corsa Pickup. Seu visual era inspirado na terceira geração do Corsa, que estreou no Brasil em 2002. Por mais que não tenha superado as eternas rivais Fiat Strada e VW Saveiro, a primeira Montana conquistou diversos fãs por seu visual moderno e equilibrado.
Na primeira geração, a picape utilizava os propulsores 1.4 (99 cv / 105 cv com gasolina e etanol, respectivamente) e 1.8 (112 cv / 114 cv com gasolina e etanol, respectivamente). Já o câmbio foi sempre o manual de cinco marchas.
Segunda geração
Em 2010, o modelo fabricado até esse ano foi lançado para substituir a versão original. Porém, em vez de utilizar a base do Corsa, a segunda Montana pegava emprestada a base do Agile, que foi vendido no Brasil entre 2009 e 2014.
O problema é que o hatch não era um primor em design, além de ser sido um carro criado no Brasil com o menor custo de desenvolvimento possível para melhorar a situação financeira da Chevrolet, que na época sofria os efeitos da crise econômica mundial de 2008.
Por isso, em vez de usar a base do terceiro Corsa (de 2002), o Agile foi desenvolvido sobre a plataforma do segundo Corsa (de 1994, o primeiro vendido no País). Isso fez com que a segunda Montana fosse baseada em uma base mais antiga, além de sofrer com o polêmico visual do carro que derivava.
Desde seu lançamento, a Montana 2 não sofreu grandes melhorias e estava largada à própria sorte há alguns anos. O motor sempre foi o 1.4, mas com 99 cv/94 cv com etanol/gasolina.
Nova picape
O fim da Montana não vai representar o fim da participação da Chevrolet no segmento das picapes menores. A marca já confirmou que está desenvolvendo um novo modelo baseado na plataforma do Onix e Tracker. Entretanto, a nova picape deverá ser maior para brigar com a Fiat Toro e Renault Duster Oroch.
Ainda sem nome e lançamento definidos, a nova picape será produzida na mesma fábrica de São Caetano do Sul (SP), que será preparada para receber os novos ferramentais.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.