Chevrolet Montana 2024 é revelada; veja preços e equipamentos

Saiba TUDO sobre a nova Chevrolet Montana 2024, que já está em pré-venda e chega às concessionárias do Brasil no início do próximo ano

Após inúmeros teasers, a General Motors do Brasil finalmente revelou por completo a nova Chevrolet Montana 2024. A pré-venda online da picape tem início nesta quinta-feira (1), com duas versões disponíveis. O lançamento oficial da terceira geração da Montana ocorrerá no início de 2023, já como ano-modelo 2024. Veja a seguir os preços e todas novidades do utilitário.

Traseira da nova Chevrolet Montana 2024

Pré-venda da picape terá duas versões disponíveis: LTZ e Premier (Foto: Divulgação/GM)

Saiba tudo sobre a nova Chevrolet Montana 2024

Fim do mistério: a nova Chevrolet Montana 2024 foi revelada pela GM, com a divulgação das primeiras imagens externas, internas, preços e detalhes técnicos sobre a picape, que chegará às concessionárias em fevereiro de 2023.

Das duas gerações anteriores – que tinham apenas cabine simples –, a nova Montana 2024 mantém apenas o nome. A terceira geração da picape tem carroceria de cabine dupla, com quatro portas. 

Com porte intermediário – entre as compactas e as médias –, a picape possui construção do tipo monobloco, como nas rivais diretas Fiat Toro e Renault Oroch, onde a carroceria e a plataforma formam uma única estrutura. 

Dianteira da nova Chevrolet Montana 2024

Estilo da dianteira mescla elementos do Tracker e do Trailblazer estadunidense, que é distinto em relação ao SUV nacional (Foto: Divulgação/GM)

O ponto de partida para a Montana 2024 é a plataforma global GEM, já utilizada pelos modelos Onix, Onix Plus e Tracker. Por conta do uso da mesma base e de redução de custos, a picape mantém a suspensão traseira por eixo de torção – enquanto Toro e Oroch têm suspensão traseira independente multibraço (ou multilink).

Apesar disso, a GM diz ter incorporado ao eixo traseiro da picape um novo sistema de duplo batente de rigidez variável. O objetivo é proporcionar maior equilíbrio à dirigibilidade da picape nas situações em que estiver vazia ou totalmente carregada. A capacidade total de carga ainda não foi revelada.

Picape tem visual ousado

A nova Montana traz dianteira que remete ao novo Trailblazer estadunidense, um SUV de estrutura monobloco totalmente diferente do Trailblazer nacional – que é derivado da S10. Isso inclui os faróis bipartidos, com arranjo em “andares”, e a grade com frisos horizontais.

A coluna dianteira (do para-brisa) possui acabamento na cor preta, tom que aparece também em um friso na base da coluna traseira. Na seção posterior, as lanternas têm formato quadrangular e são unidas por uma barra escurecida – recurso que está “na moda” entre as fabricantes. 

Caçamba da nova Chevrolet Montana 2024

Rodas de 17″ e elementos externos são escurecidos na versão Premier (Foto: Divulgação/GM)

A tampa da caçamba traz a inscrição ‘Chevrolet’ por extenso, em baixo relevo, e possui sistema de amortecimento para aliviar o peso na abertura e fechamento. De acordo com a versão, os itens de acabamento externos podem ser cromados ou escurecidos (como no modelo das fotos, da versão Premier). As rodas da configuração de topo são de 17 polegadas.

Nas medidas externas, de acordo com a General Motors, a picape tem 4,72 metros de comprimento e “cerca de” 1,8 metro de largura – demais dados não foram anunciados. Para efeito de comparação, a Fiat Toro tem 4,95 m de comprimento e 1,85 m de largura. Na Oroch, na ordem, são 4,72 m e 1,83 m.

Cabine traz nova multimídia de série 

Na cabine, a Montana 2024 compartilha muitos elementos com o Tracker, como bancos, quadro de instrumentos, alavanca de câmbio e volante. Uma das mudanças é a disposição da central multimídia MyLink, agora com nova moldura integrada ao quadro de instrumentos.

Aliás, a multimídia possui tela tátil de 8 polegadas e é item de série em todas as versões. O equipamento traz ainda espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio e conectividade Wi-Fi via internet 4G embarcada. A picape terá ainda compatibilidade com o app ‘myChevrolet’, que permite comandar funções do carro à distância, via celular.

A caçamba da nova Chevrolet Montana terá volume de 874 litros, além de 8 ganchos para amarração de cargas e dois pontos de iluminação. Segundo a marca, o compartimento terá vedação eficiente contra poeira e chuvas e contará com mais de 20 acessórios de organização.

Interior da nova Chevrolet Montana 2024

Interior traz itens do Tracker, mas inaugura multimídia Mylink com moldura integrada ao quadro de instrumentos (Foto: Divulgação/GM)

Motor turbo e consumo da Montana 2024

A motorização da nova Montana 2024 é única para todas as versões, com o uso do 1.2 turbo flex do Tracker. Ao todo, são 133/132 cv de potência (etanol/gasolina) e 21,4 kgfm de torque. A picape terá opção de câmbio manual de seis marchas ou transmissão automática, também com seis marchas.

Apesar de manter os dados de rendimento do Tracker, o motor 1.2 da Montana traz calibração específica para atender às necessidades de uso da picape. O mesmo ajuste foi feito em relação aos sistemas de direção, suspensão e transmissão. A picape terá sempre tração dianteira e não tem previsão de configurações 4×4 no futuro.

A General Motors ainda não divulgou dados de desempenho da Montana 2024 (como a aceleração de 0 a 100 km/h), mas adiantou o consumo de combustível das versões 1.2 turbo flex automáticas. 

Com etanol, a Montana 1.2 registra as médias de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Já quando abastecida com gasolina, a picape alcança as marcas de 11,1 km/l em ambiente urbano e 13,3 km/l em rodovia.

Espaço interno da nova Chevrolet Montana 2024

Chevrolet promete que espaço no banco traseiro será maior que nas rivais diretas (Foto: Divulgação/GM)

Versões, preços e equipamentos da nova Montana

Na pré-venda, a Nova Montana terá lote inicial com a oferta das versões LTZ e Premier, ambas automáticas. Porém, de acordo com apuração do Garagem 360, a picape será lançada em 2023 (já como linha 2024) também nos acabamentos 1.2 turbo manual e 1.2 turbo LT manual.

Neste período de pré-venda, a nova Montana 2024 será oferecida nas versões LTZ, por R$ 134.490, e Premier, com preço de R$ 140.490. Os primeiros compradores, segundo a marca, ganharão um organizador de caçamba quando receberem a picape, a partir de fevereiro de 2023.

Caçamba da nova Chevrolet Montana 2024

Caçamba conta com 874 litros de volume e terá acessórios de organização (Foto: Divulgação/GM)

A General Motors ainda não revelou os equipamentos detalhados por versão e nem os preços das demais versões da nova Chevrolet Montana. Porém, confirmou a presença de alguns itens da picape. Toda a gama terá de série seis airbags, controles de estabilidade e tração (obrigatórios por lei para novos modelos) e assistente de partida em rampa.

Na versão topo de linha, Premier, haverá faróis principais e de neblina em LED, alerta de frenagem de emergência, sensor de pontos cegos, bancos em couro, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e sistema de som com quatro alto-falantes e subwoofer da marca JBL.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gustavo de Sá
Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

ASSISTA AGORA