Chevrolet lançará novos carros compactos que poderão substituir o Onix

A Chevrolet irá lançar dois novos carros compactos que poderão substituir o Onix. Os modelos devem chegar ao México. E no Brasil?

A Chevrolet está perto de lançar mais dois novos carros compactos. Trata-se de um novo hatch e um novo sedã compacto, que já tiveram suas patentes registradas na China. Inclusive, um deles já teria começado a ser produzido no local. A expectativa é que os modelos sejam vendidos no México e em outros países da América Latina. Serão estes os substitutos do Onix?

A SAIC-GM-Wuling começou a produzir o provável substituto do Chevrolet Aveo no México. Será que ele substituirá o Onix por aqui? (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Tudo sobre os novos carros compactos da Chevrolet

Foto: Reprodução/Ministério da Indústria e Informação da China

Os modelos ainda não têm um nome definido. Atualmente, o nome usado pela empresa é projeto 310C. Esta é uma história que vem chamando a atenção. No início do ano, a marca Wuling registrou as patentes de um hatch compacto no Ministério da Indústria e Informação da China. Já no mês de julho, a joint-venture SAIC-GM-Wuling fez um segundo registro.

Foto: Reprodução/Ministério da Indústria e Informação da China

Desta vez trata-se da versão sedã do modelo citado acima. Entretanto, ao contrário do primeiro modelo, este já foi registrado com o logotipo da Chevrolet. Na época, informações veiculadas na mídia chinesa davam conta que o modelo seria vendido pela Chevrolet em países emergentes.

Agora, a SAIC-GM-Wuling anunciou que começou a produzir o modelo dois volumes (com a gravata da GM). Segundo a empresa, o carro será exportado primeiramente para o México. A imprensa mexicana já conta com a possibilidade dos dois veículos baseados no projeto 310C chegarem ao local.

Foto: Reprodução/Ministério da Indústria e Informação da China

Não há informações de quando os carros serão lançados no país. O hatch, por exemplo, pode ser mostrado ainda em 2022. Há ainda a expectativa do projeto 310C ser vendido no Chile e na Colômbia. Lembrando que a joint-venture SGMW diz que o novo compacto ainda será vendido em países da América Central e África.

Como o Brasil já possui o Onix e o Onix Plus, as chances de vê-los por aqui são pequenas. Também ainda não há indícios de que os novos carros influenciarão em uma futura reestilização da dupla feita em Gravataí-RS. Enquanto isso, no mercado chinês, o carro deve ser comercializado pela nova marca chamada Hexi.

Detalhes dos veículos

Foto: Reprodução/Ministério da Indústria e Informação da China

Estes novos carros da SAIC-GM-Wuling possuem um design moderno. Na dianteira, os compactos trazem uma grade frontal simples. A mesma região conta com uma barra cromada no formato de “U”. Já os faróis dianteiros contam com uma assinatura no formato de “L”.

Enquanto isso, as laterais dos veículos mostram as personalidades dos mesmos. O hatch terá silhuetas mais esportivas e contará também com uma espécie de “teto flutuante”. Enquanto isso, o sedã traz traços que lembram o Onix Plus. Principalmente a região das portas traseiras.

Na traseira, ambos os carros contam com lanternas que atravessam a tampa do porta-malas. A placa está localizada ao centro. Não foram divulgadas ainda as dimensões dos modelos. O mesmo acontece com as imagens do interior.

Foto: Reprodução/Ministério da Indústria e Informação da China

No entanto, segundo fotos publicadas pelo site especializado GM Authority no começo do ano, espera-se que o carro tenha um volante com visual esportivo e uma central multimídia. Outro ponto que é uma incógnita é a motorização. Há quem acredite que o modelo use um motor 1.5 aspirado.

Este propulsor já é usado no Chevrolet Groove e pode produzir uma potência máxima de 105 cv e um torque de 13,8 kgfm. Na foto citada acima, o modelo estava com um câmbio automático. Bom, o que resta é esperar pelos próximos passos da Chevrolet.

Com informações de Quatro Rodas/GM Authority/Motorpasión México

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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