Chevrolet Joy 2021 vale a compra?
Mesmo com preços acima do normal, o mercado ainda oferecem algumas opções bastante econômicas para quem busca o primeiro carro. Uma delas é o Chevrolet Joy 2021,
Mesmo com preços acima do normal, o mercado ainda oferecem algumas opções bastante econômicas para quem busca o primeiro carro. Uma delas é o Chevrolet Joy 2021, que nada mais é que a primeira geração do Onix. Saiba que ele continua a venda e até pode ser uma boa opção para quem busca, por exemplo, um carro 0km econômico e com um pacote de equipamentos honesto.
Chevrolet Joy 2021
Do mesmo modo que o velho Prisma (que ganhou o nome de Joy Plus), ele é um dos carros mais baratos da montadora. Ele está sendo vendido apenas na configuração Black e está custando a partir de R$ 60.890. Atualmente, seus principais concorrentes são o Fiat Uno e o VW Gol.
Com objetivo de substituir o Celta e o Corsa, a primeira geração do Onix foi um dos destaques da montadora durante o Salão do Automóvel Internacional de São Paulo de 2012. Naquela época, a montadora estava realizando uma série de reformulações em sua gama. As vendas começaram no último mês daquele ano e o carro foi se destacando ao longo dos anos. Entretanto, ele ganhou uma nova (e mais moderna) geração em 2018. Mesmo assim, a montadora resolveu dar uma sobrevida ao modelo anterior e agora ele se chama Joy.
Seu design exterior mistura elementos da reestilização lançada para a linha 2020 do carro e configuração Black. Na dianteira, a grande mudança desta versão é que ela traz luzes de condução diurna em LED. Os detalhes escurecidos nas calotas (roda aro 15 e pneus 185/65 R15) e no logotipo. Já a moldura da grade e o retrovisor foram revestidos em preto brilhante.
Já o seu interior é simples, mas também recebeu um tratamento diferenciado. Os bancos e o acabamento do painel são exclusivos. Para quem vai atrás, o carro bom espaço interno. Já o porta-malas tem capacidade para 293 litros.
Motorização
O motor escolhido para equipar o Chevrolet Joy 2021 foi o 1.0 SPE/4 ECO. Sua potência máxima é de 80 cv a 6.400 rpm e torque máximo de 9,8 kgfm a 5.200 rpm. Ele pode atingir a velocidade máxima de 167 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. Assim como o Joy Plus, sua transmissão é a manual de seis velocidades.
Para quem busca um carro econômico, ele pode ser uma boa opção. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 12,8 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, ele consegue fazer 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol) na estrada.
Equipamentos de série
Além das peças exclusivas da linha Black, como os bancos e os logos escurecidos, o Chevrolet Joy 2021 oferece um pacote de equipamentos de série com itens essenciais.
Ele oferece:
- airbag duplo,
- alarme,
- cinto de seguranças de três pontos,
- freios a disco,
- luzes de posição em LED,
- regulagem de altura dos faróis,
- freios ABS com EBD,
- sistema de imobilização,
- abertura do porta-malas por controle remoto,
- ar-condicionado,
- chave tipo canivete,
- direção elétrica,
- desembaçador traseiro,
- painel de instrumentos,
- porta-objetos,
- vidros e travas elétricas,
- bancos de tecido com revestimento premium,
- banco do motorista com regulagem de altura.
Por fim, a montadora oferece acessórios para o veículo. Eles vão desde a central multimídia até os retrovisores com ajustes elétricos.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.