Chevrolet Equinox Premier 2021: tudo sobre o SUV rival do Compass
Com preços a partir de R$ 189.900, o Chevrolet Equinox Premier 2021 é um dos quatro aventureiros que a marca vende por aqui.
Muito antes de todo o mundo aderir a moda dos SUVs, os Estados Unidos já era um País que possuía muitos veículos assim. A Chevrolet, por exemplo, produz alguns utilitários que se tornaram ícones em outras partes do planeta. O Equinox tenta ser um deles. Nos Estados Unidos, ele é vendido desde 2004. Aqui no Brasil, a terceira geração chegou na segunda metade da década passada para ser o principal concorrente do Jeep Compass. Vendido em versão única, o carro traz um motor turbo e alguns itens de fábrica bastante interessantes.
Chevrolet Equinox Premier 2021
Com preços a partir de R$ 189.900, o Equinox Premier é um dos quatro aventureiros que a marca vende por aqui. Fabricado no México, ele usa a plataforma do sedã Cruze. Além de tentar ser um rival à altura para as versões mais caras do Jeep Compass Flex, o carro é uma opção “mais simples” ao seu irmão maior Trailblazer. Mas ele é bem mais que um Cruze que mede 4.652 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.697 mm de comprimento.
E já faz um certo tempo que ele é comercializado nos EUA. A primeira geração surgiu durante o Salão do Automóvel de Detroit, em 2003. Suas vendas começaram no ano seguinte. Já a segunda geração foi lançada no mercado norte-americano em 2009. O modelo atual chegou em 2018 e pela primeira vez começou a ser importado para o Brasil.
Seu porte é bastante imponente e tem um desenho bastante moderno. Os apliques cromados estão presentes em várias partes do lado externo, como na moldura do farol de neblina, na grade e nas maçanetas. Enquanto isso, faróis contam com luzes de condução diurna e posição em LED.
Enquanto isso, no lado interno, ele traz praticamente o mesmo nível de sofisticação que é possível encontrar na Trailblazer. Seus bancos possuem um revestimento premium na cor preto “Jet Black”. Já a central multimídia MyLink de oito polegadas está posicionada ao centro do painel. Destaque também para o porta-malas de 469 litros.
Motorização e consumo
Uma das novidades da linha 2021 é que ele não traz mais o motor 2.0 turbo. Ou seja, só está o motor 1.5 turbo movido à gasolina. Ele pode produzir uma potência máxima de 172 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 27,8 kgfm a 4.000 rpm. Sua transmissão automática de seis velocidades. Com este conjunto mecânico, o Chevrolet Equinox Premier 2021 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 km/h e atingir a velocidade máxima de 196 km/h.
Agora, uma possível desvantagem para outros veículos da categoria é que ele só bebe gasolina. Mesmo assim, ele possui bons números de consumo. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 9,1 km/l na cidade e 10,8 km/l em trechos rodoviários.
Equipamentos de série
Sabe quando o técnico do seu time escala logo o time titular para jogar um campeonato importante? Então, a Chevrolet fez o mesmo para entrar forte na briga dos SUVs médios. Ao contrário dos Estados Unidos (que disponibiliza quatro opções de acabamento), por aqui você só encontrará o modelo na versão mais completa. O que não é totalmente ruim, visto que Equinox Premier 2021 oferece um conteúdo bom e moderno.
Destaque para os sistemas de assistência ao motorista. Na hora de estacionar, por exemplo, você pode usar o Easy Park para dar uma mãozinha. O veículo também oferece sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da câmera de ré.
Outros equipamentos do carro: seis airbags, freios ABS com EBD, acionamento de freio de estacionamento elétrico, alerta de colisão frontal, alerta de detecção de pedestre, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego, sistema de permanência de faixa, controle eletrônico de estabilidade (e tração), protetor de cárter, ar-condicionado digital dual-zone, controle de velocidade em declive, carregador wireless, chave de presencial eletrônica, sensor de chuva, teto solar panorâmico, banco do motorista com regulagem e sistema OnStar.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.