Atualizado recentemente, o Chevrolet Equinox conta com diversos itens que promove o conforto interno de todos os ocupantes. No entanto, o preço é um dos artifícios responsáveis por dificultar a popularização no mercado e concorrência mais acirrada com o Jeep Compass.
Chevrolet Equinox 2022: vale o investimento no SUV médio da GM?
A Chevrolet apresentou as atualizações do Chevrolet Equinox para o mercado brasileiro em maio desse ano. O utilitário esportivo chegou renovado dotado de itens mais do que desejados para a categoria que tanto cresce no país.
Disponível em duas versões, a Premium e a RS, o modelo peca na falta de versões mais acessíveis para concorrer com os demais modelos da categoria, como o Jeep Compass, por exemplo.
VEJA TAMBÉM
O carro tem preço inicial de R$ 204.990 na configuração RS e de R$ 221.990 na Premier. Os valores são próximos ao que a Jeep pratica nas versões topo de linha do Compass. Porém, as unidades mais emplacadas são justamente as mais acessíveis, com preço inicial de R$ 170 mil, no caso do Compass Sport T270.
Os bons atributos dos SUV
O Equinox sempre se destacou diante de seus principais rivais por vários fatores, como o maior porte. Isto se traduz em mais conforto para os passageiros e espaço para bagagens.
São 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros e pode chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.
O amplo pacote de equipamentos de segurança é outro diferencial, assim como a excelente dirigibilidade e o motor turbo que alia alto desempenho com eficiência energética.
Com jeitão de carro norte-americano o modelo teve grade, para-choques, rodas, lanternas e faróis completamente atualizados seguindo a mais recente linguagem de SUVs globais da Chevrolet.
Os detalhes são complementados pelas linhas mais fluidas para reforçar a sofisticação e, ao mesmo tempo, acentuar o dinamismo do veículo.
O que muda de uma versão para a outra
O novo Equinox Premier chama a atenção pela sofisticação dos frisos cromados, das novas rodas aro 19 com acabamento diamantado em dois tons, do teto solar elétrico panorâmico e dos faróis tipo projetor em LED.
Já versão RS se destaca pelo acabamento mais esportivo. Nela, os cromados são escurecidos, assim como as rodas, o rack de teto e o logo Chevrolet. Há também itens exclusivos, entre eles a grade frontal e outros elementos dos para-choques.
A mesma diferenciação entre as duas versões é vista no interior. O teto preto e a as linhas vermelhas que decoram bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis, por exemplo, são próprias da RS.
Já o modelo topo de linha aposta em um conjunto refinado único no segmento: sistema de áudio da marca Bose, bancos elétricos com duas memórias, apliques decorativos no painel e portas dianteiras.
Partida do motor por controle remoto para pré-climatizar a cabine, assistente semiautônomo de estacionamento e abertura elétrica da tampa do porta-malas com sensor de movimento, que traz agora indicador luminoso também estão presentes.
Interior dotado de conforto, tecnologia e segurança
Sobre a conectividade, o modelo agora oferece atualizações remotas de sistemas eletrônicos, myChevrolet App de nova geração, MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa.
O OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança, também está presente.
As versões também são completas no que diz respeito ao nível de segurança e oferecem alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina.
Alerta de movimentação traseira, alerta vibratório de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro estão inclusos.
Motor 1.5 turbo gera 172 cv de potência
Outro aspecto muito marcante do produto é sua dirigibilidade. O Equinox é equipado com motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas.
São 172 cv de potência e 27,8 kgf,m de torque. O SUV premium da Chevrolet se destaca ainda pela performance. No caso da versão RS, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 9,2 segundos.
De acordo com dados do Inmetro, o modelo é capaz de percorrer com gasolina no tanque 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade. O baixo peso (1.561 kg), considerando o tamanho do veículo, ajuda.
Vale mencionar que o sistema disponível no Equinox Premier é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por uma central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo.