Chevrolet e Honda suspendem produção no Brasil

Duas importantes fabricantes suspenderam a produção de veículos no Brasil nos últimos dias. A fábrica da Chevrolet de Gravataí (RS)...

Duas importantes fabricantes suspenderam a produção de veículos no Brasil nos últimos dias. A fábrica da Chevrolet de Gravataí (RS) e a planta de Sumaré (SP) da Honda precisaram interromper a fabricação de carros por conta da falta de peças.

Embora por enquanto esse problema afete essas duas fabricantes, nada impede que a escassez de materiais impacte outras marcas e cause uma crise produtiva na indústria brasileira.

Chevrolet e Honda suspendem produção

A reportagem do site Autoesporte diz que a fábrica da Chevrolet, que produz o Onix, precisou parar as atividades no início desta semana e pode ficar até um mês sem produzir nenhum veículo. A Honda, por sua vez, decidiu interromper a fabricação pelos 10 primeiros dias deste mês de março.

Ainda segundo o texto do site, a baixa oferta de semicondutores está impactando a produção global de veículos. Esse componente é altamente utilizado em diversos produtos eletrônicos, como os smartphones.

LEIA MAIS: Venda de veículos usados cresceu em fevereiro, mas SP perdeu participação

Carros 2021: veja os 20 modelos mais vendidos até aqui

Como a pandemia da covid-19 desequilibrou os estoques de semicondutores e diversos outros componentes elétricos, todas as indústrias que dependem deles estão enfrentando dificuldades para produzir seus veículos.

Preços podem subir

O Chevrolet Onix é o carro mais vendido no Brasil. Dessa forma, nenhum outro veículo tem uma demanda maior que o modelo. Os estoques em lojas, que já andam em baixa a alguns meses, certamente serão ainda mais impactados. Dessa forma, a expectativa é que a conta acabe chegando para o consumidor final, que pode ter que pagar ainda mais para comprar um carro novo.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile