Fotos do Complexo industrial da GM em Gravataí (RS), que completa 15 anos
Duas importantes fabricantes suspenderam a produção de veículos no Brasil nos últimos dias. A fábrica da Chevrolet de Gravataí (RS) e a planta de Sumaré (SP) da Honda precisaram interromper a fabricação de carros por conta da falta de peças.
Embora por enquanto esse problema afete essas duas fabricantes, nada impede que a escassez de materiais impacte outras marcas e cause uma crise produtiva na indústria brasileira.
A reportagem do site Autoesporte diz que a fábrica da Chevrolet, que produz o Onix, precisou parar as atividades no início desta semana e pode ficar até um mês sem produzir nenhum veículo. A Honda, por sua vez, decidiu interromper a fabricação pelos 10 primeiros dias deste mês de março.
Ainda segundo o texto do site, a baixa oferta de semicondutores está impactando a produção global de veículos. Esse componente é altamente utilizado em diversos produtos eletrônicos, como os smartphones.
LEIA MAIS: Venda de veículos usados cresceu em fevereiro, mas SP perdeu participação
Como a pandemia da covid-19 desequilibrou os estoques de semicondutores e diversos outros componentes elétricos, todas as indústrias que dependem deles estão enfrentando dificuldades para produzir seus veículos.
O Chevrolet Onix é o carro mais vendido no Brasil. Dessa forma, nenhum outro veículo tem uma demanda maior que o modelo. Os estoques em lojas, que já andam em baixa a alguns meses, certamente serão ainda mais impactados. Dessa forma, a expectativa é que a conta acabe chegando para o consumidor final, que pode ter que pagar ainda mais para comprar um carro novo.
Desde o momento que chegou ao Brasil, os carros da Peugeot sempre chamaram a atenção por conta do design. Com… SAIBA MAIS
A Honda possui uma certa reputação quando se trata de SUVs. O CR-V é comercializado por aqui desde meados anos… SAIBA MAIS
O Mercedes-Benz EQS é o novo carro elétrico da marca alemã. O sedã (ou fastback) foi revelado ao mundo na… SAIBA MAIS