Chevrolet confirma lançamento de rival da Fiat Toro no Brasil
A Chevrolet vai produzir uma rival da Fiat Toro no Brasil. Nesta segunda-feira (10), a marca divulgou que irá investir na modernização....
A Chevrolet vai produzir uma rival da Fiat Toro no Brasil. Nesta segunda-feira (10), a marca divulgou que irá investir na modernização da fábrica de São Caetano do Sul (SP) para a produção de um novo veículo no País. E mesmo sem revelar o nome, já se sabe que será uma picape. E já é possível afirmar que será um modelo de porte semelhante ao da Toro, que reina sozinha em seu segmento.
Chevrolet vai fabricar rival da Fiat Toro
Por mais que a marca não confirme, tudo aponta que a nova picape será uma concorrente para a Toro e Renault Duster Oroch. Segundo Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, será um “modelo que chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet e que vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”.
Dessa forma, ao que tudo indica, a nova picape vai utilizar uma derivação da plataforma da família Onix e do Tracker. Pode ser que até o design traga traços semelhantes ao dos irmãos, já que ela será fabricada na mesma planta que produz o SUV compacto, e nada melhor do que reaproveitar peças para reduzir os custos em tempos de crise.
Entretanto, o novo produto não deverá ofuscar a S10, por exemplo. De acordo com a Chevrolet, a ideia é fazer justamente o contrário, usando a nova picape compacta para fortalecer o modelo maior que é fundamental para a estratégia da empresa no mercado.
Modernização da fábrica
Para produzir o novo veículo, a fábrica de São Caetano do Sul vai receber mais melhorias. Vale lembrar que o futuro lançamento da marca faz parte dos R$ 10 bilhões investidos para a renovação do portfólio da marca no Brasil.
Atualmente, a linha de montagem do ABC paulista já conta com soluções baseadas na indústria 4.0. Porém, ela receberá novos ferramentais para a produção da picape rival da Fiat Toro. Segundo a empresa, haverá ainda uma readequação do fluxo fabril do complexo, bem como a capacitação dos funcionários.
Como a fábrica de SCS também fabrica os modelos Joy e Joy Plus, baseados na primeira geração do Onix, pode ser que eles parem de ser produzidos para liberar espaço na linha de produção. No entanto, essa informação não foi confirmada pela GM, mas é de se imaginar que algum modelo precise deixar a linha de produção por conta do volume da nova picape.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.