Chevrolet Bolt passa por novo recall, com mais de 140 mil unidades afetadas

O Chevrolet Bolt, veículo elétrico da montadora de origem norte-americana, passa por nova campanha de recall. Desta vez, há risco de incêndio causado pelo exaustor do pré-tensionador do cinto de segurança (localizado na coluna B do veículo). Mais de 140 mil automóveis devem ser convocados na América do Norte para inspeção e possível reparo, se necessário.

Um novo capítulo das campanhas de recall do Chevrolet Bolt

Falha envolvendo cinto de segurança do Bolt pode gerar risco de incêndio (Foto: Divulgação/GM)

O Chevrolet Bolt é um importante veículo dentro do portfólio de elétricos da General Motors. No entanto, o modelo também tem um histórico de sucessivas campanhas de recall nos últimos anos. E, ao que parece, a história acaba de ganhar um novo capítulo.

Agora, um novo risco de incêndio virou realidade. Só que, desta vez, o problema não tem nada a ver com o conjunto de baterias do elétrico, e sim, com o exaustor do pré-tensionador do cinto de segurança. Conforme anunciado pela marca na América do Norte, o equipamento tem chances de causar um incêndio no carpete que reveste a coluna B do veículo.

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O caso foi descoberto por meio de um programa interno da GM, o “Speak Up For Safety” (Fale sobre a Segurança, em tradução livre). Nele, um relato vindo da Coreia do Sul, em setembro desse ano, informava que um Bolt 2018 pegou fogo no local indicado depois de um acidente.

Após o conhecimento da GM, a marca iniciou um novo chamamento de recall para modelos ano/modelo 2017 a 2023, comercializados na América do Norte, e fabricados entre 26 de julho de 2016 e 25 de outubro desse ano. Estima-se que mais de 140 mil unidades sejam convocadas, sendo que mais de 111 mil estão localizadas nos Estados Unidos.

É válido destacar que, para os os modelos fabricados após o período estipulado, o recall não será necessário, uma vez que o reparo passou a ser padrão de fabricação. No Brasil, a General Motors até o momento não anunciou novo recall do modelo por esta falha relacionada ao pré-tensionador do cinto de segurança.

Na América do Norte, a vistoria terá início a partir de 30 de janeiro de 2023 e, apesar do alto número de veículos convocados, a marca estima que apenas 1% deles realmente apresente o problema indicado.

Conforme informações da imprensa estadunidense, o reparo do defeito será feito através da instalação de uma placa de metal sobre o carpete da coluna B, para que dessa forma não haja contado com o exaustor do pré-tensionador do cinto. Em situações mais complicadas também será necessária a aplicação de uma espécie de cobertura para o exaustor.

Interior do Chevrolet Bolt (Foto: Divulgação/GM)

Renovação do Bolt no Brasil atrasou devido a recall de baterias

A reestilização  do Chevrolet Bolt foi apresenta no mercado brasileiro em setembro desse ano, após sucessivos adiamentos devido a um recall global de baterias que atingiu mais de 140 mil exemplares do elétrico, bem como motivou a paralisação da produção do modelo.

O modelo reestilizado deveria ter chegado ao mercado brasileiro ainda em 2021. No recall envolvendo a bateria de tração, havia risco de incêndio no conjunto elétrico do veículo.

No Brasil, o Chevrolet Bolt é vendido com preços a partir de R$ 319 mil. Em 2023, o monovolume terá a companhia do SUV elétrico Bolt EUV, que já tem duas versões registradas no Brasil.

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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