Chevrolet amplia gama Onix com o lançamento da versão Joy
Na semana passada, a Chevrolet apresentou o Novo Onix e sua versão aventureira Active. Mas as novidades na gama do hatch mais vendido do País não param por aí: ele agora também passa a ser oferecido na configuração Joy, assim como o Prisma – suas vendas serão iniciadas ainda este mês, e a garantia é de três anos.
O modelo chega com direção elétrica progressiva e suspensão recalibrada. Ele ainda traz o sistema OnStar, com serviços como recuperação veicular em caso de roubou ou furto e diagnóstico por meio de um aplicativo específico para smartphones. No interior, as mudanças ficam por conta do acabamento do painel em dois tons (preto e cinza) e do novo quadro de instrumentos digital.
Segundo a montadora, nesta versão os apoios de braço e puxadores das portas estão mais ergonômicos e integrados ao conceito “dual cockpit” característico de suas veículos. O Onix Joy tem também bancos com novo revestimento e o volante com detalhes em preto fosco.
De série, o hatch sai com pneus verdes, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 185/70 R14, e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Outros equipamentos são ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, painel com velocímetro digital, alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus, faróis com máscara negra com as funções “Siga-me” e “Leve-me”, cinto de segurança do motorista com regulagem de altura, limpador e desembaçador traseiro, espelho na sombreira direita, sistema antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, luz de leitura e rodas aro 14 com calotas.
Ele ainda incorpora o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética – as mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio e até o uso de materiais nobres para redução de peso.
Sob o capô, o propulsor 1.0 SPE/4 ECO teve os pistões, as bielas e os anéis redesenhados. O tipo de óleo também foi alterado para otimizar o processo de lubrificação. Além disso, o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente.
Quando abastecido com etanol, o veículo atinge 80 cavalos de potência a 6.400 rpm e 9,8 kgfm de torque a 5.200 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 78 cavalos de potência a 6.400 rpm e 9,5 kgfm de torque a 5.200 rpm. Ele chega a 167 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos.
Quando o assunto é consumo, com gasolina, o Onix Joy roda 15,3 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. Com etanol, os números são 10,8 km/l e 9,1 km/l, respectivamente. O tanque de combustível tem capacidade para 54 litros.
Externamente, o Onix Joy pode ser adquirido nos acabamentos Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over, exclusiva do Joy. Há ainda a opção Vermelho Chilli, que marca o lançamento da versão e será limitada a 500 unidades.