Cheiro de “pano molhado” ao ligar ar condicionado do carro? Truque de 5 minutos resolve o problema
Sentiu um cheiro azedo ao ligar o ar? Veja técnica simples para secar os dutos, eliminar bactérias e evitar sonolência ao volante
Com o calor que faz no Brasil, o ar-condicionado é item de sobrevivência. Mas ninguém merece ligar o equipamento e ser recebido com aquele cheiro insuportável de “pano molhado” ou vinagre. Cuidado: esse odor não é apenas um incômodo para o nariz. A boa notícia? A solução pode estar em uma mudança de hábito simples.
Acompanhe o Garagem360 e descubra!
Por que o ar condicionado deixa mau cheiro?
Quando você sente esse cheiro de “pano molhado”, significa que o sistema de ventilação do seu carro já virou um “hotel 5 estrelas” para colônias de fungos, bactérias e ácaros. Respirar esse ar contaminado pode agravar rinites e causar infecções respiratórias sérias na sua família.
O maior causador do mau cheiro é a água parada. O sistema de ar é escuro e úmido. Quando você chega ao destino e desliga o carro com o ar gelando no máximo, a condensação acumula dentro da tubulação. Essa água apodrece e gera o mofo.
Como acabar com mau cheiro do ar condicionado no carro?
Para resolver (ou prevenir) isso, adote hoje mesmo esta prática:
- Cerca de 5 minutos antes de chegar ao seu destino, desligue o botão do compressor (o botão A/C), mas mantenha a ventilação ligada no máximo.
Isso fará com que o vento seque os dutos internos e evapore a água acumulada antes de você desligar o motor. Sem umidade, as bactérias não sobrevivem. Além de eliminar o cheiro, isso evita o ressecamento de borrachas e vazamentos futuros.
Veja também Manutenção de um carro elétrico: revelamos o preço em 2025
Cuidado com botão que causa sono
Outro ponto crítico que poucos conhecem é o uso do recirculador (aquele botão com a setinha girando dentro do carro). Ele serve para gelar a cabine mais rápido, impedindo a entrada do ar quente de fora. Porém, usar isso o tempo todo é perigoso.
Ao bloquear a renovação do ar, o nível de Gás Carbônico (CO2) na cabine dispara conforme nós respiramos. Estudos de segurança viária comprovam: excesso de CO2 causa sonolência e perda de reflexos no motorista.
A recomendação é clara: use a recirculação apenas nos primeiros minutos para gelar o carro ou ao passar por locais com fumaça/mau cheiro externo. Depois, desligue e deixe o ar renovar oxigênio limpo.
Como salvar o ar do seu carro
Se o cheiro já está forte, aplique estas medidas de choque antes de gastar com uma higienização profissional cara:
- Troque o filtro de cabine: custa barato (entre R$ 30 e R$ 60) e você mesmo troca na maioria dos carros.
- Ataque com spray: use granadas de limpeza (sprays higienizadores) que matam bactérias nos dutos em 15 minutos.
- Limpe os tapetes: a sujeira úmida do chão é sugada pelo sistema de recirculação, piorando o cheiro.
- Pare de comer no carro: migalhas nas frestas do painel apodrecem e contribuem para o odor.
E o seu carro, está com o ar em dia ou precisando daquela limpeza? Conte para nós nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

