Chegou para DETONAR: Chevrolet Montana faz demais picapes PERDEREM VALOR; veja quais

A chegada da Chevrolet Montana já influencia a concorrência no segmento de seminovos. Demais picapes perderam valor de mercado.

Construídas com carroceria monobloco, as caminhonetes derivadas de veículos compactos e médios só existem no nosso mercado e representam pouco mais de 8% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no País. A novidade recente foi a chegada da nova Chevrolet Montana, no início deste ano.

Estudo mostra que o novo modelo já influencia no segmento de seminovos, demais picapes perderem valor de mercado. Entenda.

Chevrolet Montana faz demais picapes seminovas perderem até 14% do valor

Plataforma de compra e venda de veículos usados e 0km, a Mobiauto divulgou estudo um sobre as picapes pequenas, que é um dos segmentos mais importantes do mercado brasileiro.

A nova Chevrolet Montana conquistou rapidamente espaço no mercado, ultrapassando a VW Saveiro e posicionando-se em terceiro lugar entre as picapes 0km, atrás da Fiat Strada e da Fiat Toro.

Com percentual de perda de quase 14%, VW Saveiro foi picape que mais se desvalorizou com a chegada da Chevrolet Montana (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O departamento de Estatísticas da Mobiauto utilizou a base de dados da plataforma para pesquisar unidades seminovas (modelos 2020, 2021 e 2022) de todas as concorrentes deu segmento, comparando as cotações de preços entre janeiro e maio de 2022 contra o mesmo período deste ano. 

O resultado mostra que a estratégia da General Motors deu muito certo: de todas as picapes, as duas que mais sofreram com a estreia da nova Montana foram a Fiat Toro e a VW Saveiro.

“Pode haver resultado mais expressivo do que esse?”, questiona o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto. Ele explica que houve reflexos imediatos nos preços da concorrência logo que a nova Montana foi apresentada. 

“Tanto a Fiat como a Volkswagen tiveram que reposicionar a Toro e a Saveiro, respectivamente, no mercado de 0km. E isso logo repercutiu entre as seminovas. De todas as picadinhas, as duas foram as que tiveram maior variação, ambas ano 2022. A Toro caiu 12,9% de um ano pra cá, enquanto a Saveiro perdeu 13,69%. Isso não é nada além de uma nova política de preços dos modelos 0km que impactou nas seminovas”, deduz o executivo.

Veja na tabela o percentual de desvalorização de todas as picapes pesquisadas:

(Fonte: Mobiauto)

No topo do ranking, registrando a menor desvalorização no último ano, segue a líder de vendas: a Fiat Strada 2020 perdeu pouco mais de 1,3%. “Mesmo se considerarmos que modelos de até três anos de uso são seminovos, o levantamento mostra que, nesse tipo de pesquisa, os carros com um ano de uso sofrem muito mais com a variação do 0km. Todas são seminovas, mas quem acabou de sair da concessionária perde percentuais maiores”, afirma Castro.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile