Chega de acidentes: Yamaha desenvolve sistema que evita que piloto caia

Chega de acidentes: Yamaha desenvolve equipamento para aumentar a segurança dos pilotos de motocicleta. Entenda!

Chega de acidentes. Pelo menos é o que a Yamaha quer. A fabricante japonesa revelou novas informações sobre seu Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas (AMSAS), uma tecnologia que visa criar uma moto que não cai. Entenda!

Yamaha R25

Chega de quedas: Yamaha desenvolve equipamento para evitar quedas. Foto: Divulgação

Chega de acidentes com sistema da Yamaha

A Yamaha está empenhada em desenvolver soluções inovadoras para aumentar a segurança, reduzindo os acidentes fatais envolvendo motociclistas. A meta da empresa é chegar a zero óbitos até 2050. 

Para isso desenvolve mecanismos como o AMSAS – Advanced Motorcycle Stability Assist System (sistema de estabilidade avançado para motos em português). O dispositivo estabiliza veículos em baixas velocidades por meio do controle das forças motrizes e de direção. 

O sistema utiliza atuadores de motor conectados à roda dianteira e ao guidão. Pode ser instalado em motocicletas já existentes sem a necessidade de alterações no chassi ou em modelos 0 Km, como é o caso do protótipo instalado na Yamaha R25. 

O modelo foi equipado com uma Unidade de Medição Inercial (IMU) de 6 eixos com atuadores de acionamento e direção. O intuito é criar um sistema capaz de dar maior estabilidade à moto tanto nas partidas, quanto em baixas velocidades. 

De acordo com o líder do projeto, Akitoshi Suzuki, o atuador de direção instalado na roda dianteira ajuda na instabilidade da moto. Quando a moto estiver em velocidade de até 5 km/h o atuador de direção começa a funcionar, evitando as quedas. 

O próximo passo é reduzir o tamanho das peças e demais componentes para que possa ser instalado sem aumentar as dimensões da motocicleta. A Yamaha também quer a plataforma em outros veículos e em outras aplicações de mobilidade pessoal, como bicicletas.

Yamaha

Yamaha Amsas evita quedas em baixa velocidade. Foto: Divulgação.

Embora ainda não tenha sido divulgado quando essa tecnologia estará disponível para uso nas ruas, a iniciativa da marca japonesa mostra que novas soluções estão surgindo para aprimorar a segurança no trânsito para os motociclistas.

Um mundo sem acidentes

No final de 2022, a Yamaha anunciou em um comunicado sua meta de trabalhar em parceria com seus consumidores para alcançar um “mundo sem acidentes”. Para isso, a fabricante busca desenvolver soluções de segurança por meio de três frentes:

  • tecnologia: recursos tecnológicos que auxiliam na tomada de decisões, melhora na direção  e o reconhecimento de perigos;
  • habilidades: aperfeiçoar o conhecimento e a capacidade de pilotagem dos condutores;
  • conectividade: aumentar recursos de conexão à nuvem entre pessoas e máquinas, a fim de aumentar a segurança e dar feedbacks à marca.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA