Chefão da GWM confirma o 1º carro da marca que será produzido no Brasil: será que fica mais barato?
Em encontro com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o chefão da GWM, Jack Wey confirmou o primeiro carro da marca produzido no Brasil. Saiba qual é.
Durante um encontro entre o chefão da GWM, Jack Wey e o vice-presidente do Brasil Geraldo Alckmin na China, foi revelado qual será o primeiro carro da marca a ser produzido em Iracemápolis (SP).
Qual será o primeiro carro da GWM produzido no Brasil?
O Haval H6, SUV de grande sucesso da marca chinesa GWM, finalmente terá produção nacional. A confirmação veio do fundador e chairman da GWM, Jack Wey em reunião com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em evento realizado em Pequim, na China.
Ambos estavam na cidade chinesa para participar do Seminário Econômico Brasil-China, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), entre outras entidades nacionais.
O evento reuniu vários empresários de diferentes setores econômicos de Brasil e China, com destaque para indústria, finanças, agronegócio e transição energética.
Também participaram o presidente da GWM Brasil e CEO da GWM Américas, e Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.
Na conversa, Wey confirmou o cronograma da montadora no Brasil, que inclui contratações e treinamento dos funcionários.
Segundo o chairman, no segundo semestre de 2024 começam a ser produzidas as primeiras unidades do GWM Haval H6. A princípio, será em regime de pré- produção para testar e ajustar os novos processos de fabricação e montagem, assim como a adequação dos processos de manufatura e de controle de qualidade.
Somente após esse estágio que a planta de de Iracemápolis está apta para a montagem dos veículos destinados ao mercado brasileiro. Já essa segunda fase, está programada para o primeiro semestre de 2025.
Leia também:
Nova versão do GWM Haval H6 PHEV19 tem preço promocional divulgado – corra que é por pouco tempo.
O Haval brasileiro será mais barato?
Não foi informado quais serão as versões do H6 produzidas aqui, nem mesmo o preço. No entanto, com a produção nacional, espera-se que ele fique mais acessível ao público brasileiro. Atualmente, a versão mais em conta, a HEV 2025, é vendida a R$ 214 mil.
Isso porque a fabricação nacional deve reduzir os custos com logísticas, impostos e outros fatores que encarecem os carros importados chineses.
Mas a principal questão é o fim do imposto de importação para elétricos. O governo retirou no fim do ano passado, a isenção dos tributos sobre os veículos elétricos importados, o que em tese encareceria os modelos.
No entanto, GWM e BYD conseguiram absorver essa carga tributária e não repassar para seus clientes, como é o caso do GWM Ora 03 e BYD Dolphin, que permanecem com o mesmo preço de antes da taxação.
Apesar da expectativa da queda no preço, a GWM não divulgou oficialmente quando o H6 nacional vai custar. A empresa deve revelar mais detalhes sobre o modelo, incluindo preço e especificações técnicas nos próximos meses.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.