Cerca de R$ 289 milhões deixaram de ser arrecadados com o IPVA 2024 no RS

IPVA 2024 no RS: entenda como está o cenário da inadimplência no estado e os riscos da irregularidade em relação ao imposto

A inadimplência do IPVA 2024 no RS é preocupante. Para se ter uma ideia, mais de 350 mil veículos ainda não regularizaram o pagamento do imposto. Nesse cenário, R$ 269 milhões deixaram de ser arrecadados pelo governo. Além disso, 8,8% dos veículos circulam de forma irregular. 

Entenda a situação do IPVA 2024 no RS

(Foto: Reprodução/Concepa)
  • A taxa de inadimplência no estado é de 5,10%, segundo a Secretaria da Fazenda do RS. Os dados foram divulgados na última terça-feira (12);

  • Com isso, o número de inadimplentes é maior em comparação com o mesmo período de 2023. Naquele ano,  quase 4,4% estavam nessa situação.

Leia também:

O que explica a taxa de inadimplência do IPVA 2024 no RS?

A prorrogação do vencimento é uma das principais justificativas. Anteriormente, ele estava agendada para o dia 30 de abril e, agora, passou para o dia 28 de junho, em cota única e parcelado. Com essa alteração, os contribuintes não puderam quitar as três parcelas de forma separada. 

Como pagar o IPVA atrasado no RS? 

Basta acessar o site oficial da Sefaz. Posteriormente, o pagamento pode ser feito no Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. 

Adicionalmente, o Garagem360 destaca que a opção de pagamento por meio do Pix também está liberada em mais de 760 instituições. 

O que acontece se for pego na blitz com IPVA atrasado?

A inadimplência do IPVA 2024 não gera multa de trânsito. Contudo, a irregularidade impede a realização do licenciamento anual do veículo, que pode trazer multas e perdas de pontos na CNH. 

E você, como está a sua situação com o IPVA 2024? Comente!

Leia também: Nova lei do IPVA 2025 tornará milhares de veículos isentos do imposto

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile