Tags

Notícias

Celular e direção combinam? AutoMate tenta provar que sim

Créditos: Photo via VisualHunt
18 fevereiro, 2016
Leo Alves

Aplicativo simplifica funções do smartphone para evitar distrações ao volante

Diversos estudos já comprovaram que o uso do celular ao volante não é recomendado. Porém, existem formas seguras de utilizar os gadgets enquanto dirige. O AutoMate é um aplicativo para Android que tenta conciliar smartphones e direção ao juntar funções do aparelho (como ligação, GPS, reprodutores de áudio) em uma interface simples.

Gratuito, o app pode ser baixado na Play Store. Assim que ele é aberto, são exibidas algumas notificações, em formato de cards, sobre ações feitas recentemente no celular, como qual foi a última ligação realizada, recebida ou perdida, mensagens SMS, ou do Facebook e WhatsApp e mais outras que vão surgindo conforme o uso.

Reprodução
A função mapa vem configurada com o Google Maps, mas é possível trocar por outros aplicativos nas configurações. | Reprodução
Função mapa vem configurada com o Google Maps, mas é possível trocar

A ideia é que seja possível saber tudo o que está acontecendo em seu aparelho, mas sem o risco de se distrair com o dispositivo.Uma função interessante é o mapa, que usa os serviços do Google Maps. Nele é possível configurar dois endereços, que o aplicativo pede que sejam o residencial e o comercial, mas não precisa ser exatamente estes dois. Após configurados, os endereços apareceram como cards também na tela principal do app. Além disso, qualquer destino pode ser pesquisado no mapa, como se fosse o aplicativo do Google Maps. As opões de busca são por digitação ou comandos de voz.

Com o AutoMate ainda é possível controlar programas de mídia, como Spotify, Deezer ou algum app de podcast. Ele exibe qual foi a última música tocada nos aplicativos e basta apertar o “play” para o som começar. Também há os botões “avançar” e “retroceder” para que o usuário possa escolher qual música deseja ouvir. O interessante é que o aplicativo aumenta o tamanho desses três botões, então dá para trocar o áudio sem precisar manusear muito o celular.

E tem mais: o dispositivo exibe os contatos que são chamados com mais frequência, sendo que basta clicar no nome deles para que uma ligação seja feita. Porém, ao contrário da proposta do AutoMate, essa ligação não é feita em viva voz. Caso o usuário queira ativar a função, precisará fazer manualmente. Outro problema é o fato do app estar somente em inglês. Isso impede que consiga responder mensagens recebidas, que é um recurso interessante – nos testes realizados, ele acusou um erro e disse não ser possível responder, por voz, uma mensagem recebida via WhatsApp.

Conclusão

Apesar desses defeitos, o AutoMate cumpre bem o que promete. É possível manter uma direção segura e realizar funções importantes no celular, como navegar pelo GPS ou ouvir música, sem grandes distrações. Para quem utiliza o smartphone com um suporte no carro, o app pode ser uma mão na roda, já que tenta facilitar a navegação no gadget, sem colocar o usuário em risco.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.